>
 

Dupla Purificação 3

Número 3

 

            "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, a aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." (II Coríntios 7:1)

            O texto acima é digno de atenção dobrada diante da filosofia moderna que a graça de Deus há de salvar todos apesar da vida que levaram durante seus anos na terra. Paulo diz tão claramente que o cristão deve se purificar "... de toda impureza, tanto da carne como do espírito..." A carne, isto é a natureza do ser humano deve também ser purificada. Paulo vai mais adiante para dizer que a santidade (não falamos apenas de vestimenta e adornos) deve ser aperfeiçoada por temer a Deus quem há de julgar a todos de acordo com as regras e leis Dele.

            É alarmante e quase inacreditável o que acontece no meio evangélico atualmente. As igrejas evangélicas em larga escala, em vez de aperfeiçoar a santidade, têm permitido que todo tipo de impudicícia entre e permaneça nas congregações e até no ministério sem ser corrigida no temor de Deus para o bem e credibilidade do ministério e para o bem eterno dos membros em geral.

            Agora, vamos definir esta palavra impudicícia usada em Romanos 13:13. Impudicícia = Falta de pudor, de moral e também imoralidade e indecência. Falta de honra e desonestidade. Qualidade, caráter ou condição de impudico e impudicidade.

            Deve de ser uma vergonha, contudo não é, que se vê nos palcos das igrejas o mesmo estilo de comportamento que poderia ver nos palcos de shows mundanos, tais como roupas sensuais, tanto femininas, como masculinas que expõe os corpos aos olhares dos que frequentam os cultos. Roupas em ambos os sexos coladas nos corpos de maneira que só podem ser definidas como sensuais. Se não bastasse isso, entram em questão as danças que também copiam o mundo e se projetam como sensuais, e ainda querem dizer que isto é louvor a Deus. Esta sensualidade é aceita sem escrúpulos de decência, pois em alguns lugares supostamente de louvor a Deus, já entrou certas formas de seminudez que atiçam o sexo oposto para relações ilícitas. Paulo escreve bem claro na passagem que segue:

            "Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." (I Coríntios 6:15-20)

            Por meio do Espírito Santo, o próprio Deus vem habitar no ser (corpo) do crente. Seu corpo se torna templo do Espírito Santo. De modo que quando alguém parte para o leito de fornicação ou adultério ele só pode crer que este santo Deus vai junto, pois habita no templo do seu corpo. Pode acreditar que isto não acontece, pois Deus jamais participará daquilo que desde o início da história condena.

            Sim, na vida do crente de verdade, tem que haver uma purificação dupla, "... tanto da carne como do espírito". Paulo ainda declara que "... o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor..." I Coríntios 6:13)

Philip D. Walmer