>
 

O Dízimo 7

Número 7

 

            Volto à passagem de Malaquias 3:8-9: "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida."

            Porque alguém deixaria de dar, de devolver (não pagar) o dízimo e ofertas a Deus quando Ele tem dado uma promessa de tremendas bênçãos a quem é fiel neste ato de fé e confiança Nele? Veja novamente a parte da passagem acima que segue: "... se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." Esta promessa é de Deus e Ele não mente. Esta promessa é para os que não roubam de Deus. É para aqueles que levam "... todos os dízimos à casa do Tesouro..."

            É triste ver pessoas que simplesmente recusam de se submeterem as ordenanças de Deus, que posteriormente sofrem as consequências que Deus antemão advertiu que aconteceriam. Toda desobediência a Deus tem consequências indesejáveis, mais tarde ou mais cedo. O devorador encosta-se à vida de quem é desobediente. Eu me lembro de um "irmão" que era obreiro, mas recusava dar seu dízimo conforme Deus ordenava. Enfurecido saiu de uma reunião onde eu tratei este assunto com ele, lembrando-o das consequências que sofreria por ser desobediente a Deus. Ele, em tom de irado, disse: "Vou mostrar para vocês como se levanta uma congregação." Ele usou seu dízimo para adquirir um automóvel usado para poder se deslocar ao lugar de culto. Tudo bem, ele necessitava do automóvel, porém é ilícito usar o que pertence a Deus para tais fins. Pouco tempo depois o carro apresentou um problema que impediu sua deslocação à oficina mecânica. Assim, um mecânico atendeu o caso a domicílio. Tendo resolvido o problema, ele levou o carro para averiguação. Durante o percurso, ele perdeu controle do carro, bateu numa árvore e o destruiu completamente. A lição: O "irmão" perdeu o veículo que comprou com os dízimos que pertenciam a Deus, e ao mesmo tempo perdeu a bênção que Deus certamente teria lhe dado por ser um fiel dizimista. Ele perdeu duas vezes. Ninguém vai se enriquecer se comportando de forma que desagrada a Deus. E, nunca levantou a prometida congregação.

            O inimigo que induz os filhos de Deus a serem desobedientes a Deus e Sua Palavra está armando uma armadilha por via de mentiras. Mas, é ele mesmo que se torna o devorador. Ele devora sua saúde, suas finanças, sua paz, sua alegria, seu gozo e frequentemente devora seus filhos, os levando para fora da igreja, longe de Deus e a salvação. Deus, por ser fiel a Sua própria Palavra, não pode abrir as janelas de bênção do céu. Como Ele poderia ser justo se abençoasse o desobediente da mesma forma que abençoa o obediente. Se assim fosse, os obedientes logo se tornariam desobedientes vendo que obedecer ou desobedecer não faz diferença.

            Afasta o devorador de sua casa e de sua vida por ser fiel e obediente a Deus e Sua Palavra.

Philip D. Walmer