>
 

Nove Marcas De Uma Igreja Viva E Relevante 2

Número 2

 

            5. Pastoreio: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue." (Atos 20:28) "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hebreus 3:12-13) A saúde espiritual da Igreja depende da mutualidade de seus membros. A Liderança tem o papel de ser modelo do rebanho, mas não de exercer sozinha o pastoreio.

            6. Perseguição: "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." (Atos 20:29-30) "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro 5:8) A perseguição é consequência da ação da Igreja. Não devemos desejar ser perseguidos, mas temos que obrigatoriamente nos preparar para ela.

            7. Oração: "Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um... Tendo dito estas cousas, ajoelhando-se, orou com todos eles." (Atos 20:31e 36) A oração é como a fiação que liga a fonte de energia à lâmpada. Há um grande poder disponível para a Igreja usar e cumprir a sua missão, mas por si mesma, nada conseguirá realizar, porque não tem o poder que está no Senhor da Igreja, em quem a Igreja precisa estar ligada pelo instrumento da oração.

            8. Doação: "De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber." (Atos 20:33-35) A Igreja está no mundo como luz e sal. A doação é o meio que a Igreja usa para criar vínculos com as pessoas, para ganhar, assim, a autoridade de poder anunciar a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus.

            9. Emoção: "Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio." (Atos 20:37-38) O medo das emoções tem levado o povo de Deus cair no extremo da religiosidade. Há uma aparência de emoção, às vezes há até um teatro em cima das emoções, mas o que rege verdadeiramente os relacionamentos é uma frieza que alguém poderia chamar de "lágrimas de crocodilo". Liturgia que é sinônimo de vida, tem se tornado muitas vezes, uma forma de domar as emoções. Emoção não pode ser causa, mas também não pode deixar de ser efeito.

            Conclusão: As Marcas De Uma Igreja Viva e Relevante têm tudo a ver com o seu dinamismo, evidenciado pelos seus ministérios. O que parece às vezes é que o que caracteriza uma Comunidade Cristã é a quantidade de suas reuniões. Se as marcas, como as nove que relatamos acima, não estiverem evidentes numa Igreja Local, ou ela vai assumir dentro de algum tempo o que realmente ela representa, ou vai deixar de existir, o que aconteceu com a própria Igreja de Éfeso, que hoje não existe mais.

Autor Desconhecido