>
 

Exaustão Espiritual 3

(Uma mensagem especialmente para os ministros da Palavra de Deus.)

Número 3

           

                Uma das tarefas muito importante para qualquer ministro/pastor é de reconhecer o chamado de Deus em outros homens da igreja, e logo começar os mentorear, treinar e preparar para exercer futuramente alguma função no ministério. Para obter sucesso como mentor/preparador de homens realmente chamados, é necessário que o pastor esteja bem ligado a Deus para poder reconhecer um chamado real e não apenas um desejo da parte dele para meramente colocar pessoas na obra de Deus. Um chamado real é essencial, pois quem não foi realmente constituído por Deus jamais ficará firme no ministério, pois os trabalhos e encargos serão demais para aguentar ao longo dos anos. Somente com o aval e auxílio de Deus é possível enfrentar todos os desafios do ministério e somente os chamados os adquirem.

            Um pastor que deseja preparar outros para o ministério tem que ser um homem preparado para tal desempenho. Simplesmente ser um pastor não resolve. O mentor tem que ter por obrigação um profundo conhecimento das qualidades necessárias em um líder para poder ensinar estes princípios importantes. Adquirir este conhecimento obrigatoriamente exigirá do pastor/mentor a leitura de bons livros por homens com comprovada habilidade de liderança. Ninguém é totalmente autossuficiente. Dentro do ministério todos dependem de outros ministérios e autores para revelar verdades, métodos e meios de ensinamento que levam outros homens e mulheres ao ponto de poder alcançar seu potencial. Portanto, qualquer ministro deve ser leitor assíduo de bons livros que lhe educarão para desempenhar melhor o trabalho ao qual Deus o arregimentou. 

            O pastor que se envolve profundamente no ensinamento, caminha em direção a um ministério onde ele não sofrerá o desgaste e exaustão espiritual que tem se tornado pandêmico em muitas igrejas nos últimos anos. Vamos lembrar-nos do caso de Moisés que viu o povo que ele liderava envolvido em uma batalha feroz contra um inimigo que queria o destruir. A sobrevivência dependia de vitória nesta batalha. Enquanto Moisés orava e pedia vitória a Deus, notou que enquanto ele estava de mãos levantadas, Israel alcançava a vitória. No entanto, quando pelo cansaço não podia mais segurar as mãos levantadas, o inimigo ganhava a vitória. "Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada." (Êxodo 17:12-13) (Leia Êxodo 17:8-13)

            Se Arão e Hur não tivessem feito seu trabalho, Israel teria perdido a batalha por causa do cansaço de Moisés. Quantas igrejas estão perdendo a batalha de alcançar sua cidade para Deus por que o pastor está deixado só na batalha, sem ter a companhia de auxiliares fortes e fieis para acompanhá-lo? Quantas almas já foram perdidas e quantas outras ainda serão perdidas se a igreja não têm seus auxiliares treinados, mentoreados e capazes, e que se engajam na batalha sem recuar, como Arão e Hur. O pastor/administrador da igreja precisa treinar pessoas para auxiliá-lo, confiar nelas e depois confiar uma parte do trabalho da igreja para elas para que ele não perca a força e bom ânimo para dar continuidade à obra de Deus, e não se sucumbe ao desgaste e exaustão espiritual, bem como do corpo e da mente.

Philip D. Walmer