>
 

Exaustão Espiritual 4

(Uma mensagem especialmente para os ministros da Palavra de Deus.)

Número 4

           

                O jovem acerca do qual vou escrever pode reconhecer sua história aqui, caso ler este artigo, no entanto creio que ele não se ofenderá, pois ele mesmo reconhece que a história é verídica. O ponto principal que quero salientar é que o ministro, isto é, o pastor de uma igreja necessita ser um homem espiritual. Isto só acontece quando ele é um homem de orações profundas e prolongadas ao ponto de ser realmente guiado passo por passo na vontade de Deus. E, não é somente a oração, pois necessita também ser um homem que ama a Palavra de Deus, foi instruído Nela por homens capazes e que com a unção do Espírito Santo estuda a Palavra procura sabedoria que vem do alto. Uma das coisas que é necessário sempre recordar é que qualquer voz que seja ouvida em relação às coisas espirituais, nunca jamais contradirá a Palavra de Deus escrita.

            Sempre procurei deixar meu coração aberto para Deus poder falar comigo acerca de qualquer coisa que Ele achava importante para mim, inclusive as correções que eu porventura precisava. Contudo, é uma satisfação quando Deus dá instruções diretas e claras, mostrando depois que eu ouvi devidamente e obedeci.

            Assim foi o caso do jovem ao qual me referi acima. Quando adolescente e jovem, ele deu muito trabalho para as lideranças da igreja. Era rebelde e levou outros para seguir seu exemplo. Chegou ao ponto da gente quase perder esperanças que ele um dia serviria a Deus com uma consagração exemplar. No entanto, aconteceu. Ele começou orar mais, mostrar seriedade em servir a Deus, e deu para notar que a mão de Deus estava sobre ele. Era um milagre e damos graças a Deus por salvar sua vida de um desastre espiritual. A paciência e orações das lideranças deu fruto pela insistência em oração.

            Eu tinha estabelecido um modo operacional no culto em que imediatamente após o louvor, que era louvor mesmo e não um show de músicos e cantores, eu convocava a igreja para oração no altar. Vários diáconos e obreiros iam logo à frente e os que necessitavam de oração especial por qualquer necessidade procurava entrar em uma das filas para receber unção com óleo e oração. Um domingo, enquanto eu me preparava para o culto, Deus falou comigo para falar com este jovem para ser um dos que orariam pelos enfermos. Ele ficou incrédulo, porém eu insisti que era Deus que falou comigo.

            Quando ele tomou seu lugar com os demais obreiros eu podia notar a incredulidade nos rostos do povo. O rapaz ficou envergonhado quando ninguém o procurou pela oração. Eu, no entanto encaminhei pessoas para ele. Ele orava e Deus operava. Tanto ele quanto as pessoas que receberam a oração e foram curados ficaram incrédulas. No domingo seguinte eu não precisava encorajar ninguém para procurar ele, pois a notícia tinha corrida pela igreja que Deus estava usando este jovem.

            Por intermédio desta história verídica, pode ver como eu como o pastor titular da igreja foi beneficiado e honrado por ser guiado por Deus. O rapaz também foi grandemente abençoado, pois hoje ele é um ministro credenciado, e pastor de uma igreja, onde ele procura aplicar as lições aprendidas sob minha tutelagem.

            Assim, Deus nos ajudou a formar muitos homens e mulheres que hoje atuam no ministério da Palavra. Isto deve de ser o desejo de cada ministro/administrador de igreja. Não há dúvida que isto, em nosso caso, era a resposta às nossas orações, pois oferecemos a Deus petições de acordo com Sua vontade. "E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara." (Lucas 10:2) "E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara." (Mateus 9:37-38) Que Deus receba toda a glória e honra!

Philip D. Walmer