>
 

O Que Farei Para Herdar A Vida Eterna? 1

Número 1

(Mateus 19:16-22)

 

            "Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me." (Lucas 18:22)

            Um homem, preocupado com herdar a vida eterna, aproximou se de Jesus perguntando o que ele poderia fazer para herdar esta vida tão almejada. Jesus o levou para recordar os mandamentos que todos devem seguir. O jovem, confiado de que havia cumprido todos estes, se alegrou, porém Jesus, por conhecer todo o íntimo do coração disse uma palavra animadora, contudo, desanimadora, pois tocou na única coisa que impedia este jovem a entrar no reino dos céus e a vida eterna... "Uma coisa ainda te falta..."

            Ah! Só uma coisa, que bom! No entanto, veio o choque... " vende tudo o que tens, dá-o aos pobres..."  Jesus sabia que este jovem que demonstrava um desejo tão grande e ardente de ser salvo, estava preso em uma coisa que impediria a sua entrada no céu e de herdar a vida eterna. Aí bateu uma tristeza profunda, pois o jovem amava demasiadamente a sua riqueza. "Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades." (Mateus 19:22) Parece que eu posso ver este jovem de costas curvadas, cabisbaixo se retirando da presença do Senhor. Ele foi obrigado confrontar uma realidade, encarar o fato que uma só coisa era posta entre ele e a vida eterna, porém, uma coisa tão importante para ele que jamais imaginou como seria possível trocar uma coisa pela outra.

            Contudo, observando o mundo real que nos rodeia, é possível determinar facilmente, que na realidade nada mudou. E, nesta observação não devemos nunca simplesmente observar aos outros, mas fazer uma reflexão profunda dentro de nós mesmos. Será que há alguma coisa que nos impede de amar Jesus exclusivamente? Há uma coisa que nos impede de ser tudo que devemos ser para Jesus? Superficialmente todos responderiam que não, mas quando levados por Deus a uma decisão radical e uma guinada bem diferente de vida, muitos tomariam a mesma decisão deste jovem rico.

            Vejo que mais e mais, algumas pessoas que uma vez eram fervorosos seguidores de Cristo começaram abraçar a vaidade do mundo, e quando indagadas acerca disto, se iram, dizendo que creem que isto não tem importância. Não é fácil ser pastor zeloso das almas quando vê estas pessoas ficando cada vez mais fracas espiritualmente, vendo seus filhos abraçar ainda mais do mundo do que eles. O coração destes zelosos chora copiosas lágrimas de tristeza, vendo que eles estão se afastando mais e mais de Deus.

            Sansão não conseguiu se livrar de sua paixão e procura de belas mulheres e a satisfação carnal de relacionamentos proibidos por Deus. Esaú, enquanto jovem, não deu importância a seu direito da primogenitura, porém quando entendeu perfeitamente o que fez naquele dia de fome quando ele o vendeu por um prato de sopa, ficou amargurado, porém era tarde demais. Paulo falou de Demas, que o abandonou por simplesmente amar mais o mundo do que a Deus.

            Jesus ensinou que quem vai segui-Lo, quem vai se salvar e quem vai herdar um lugar na cidade celestial e a vida eterna, tem que manter a mão firme no arado e nem olhar para trás. Assim fez Eliseu quando chamado pelo profeta Elias. Ele matou os bois, usou as ferramentas de madeira para lavrar a terra como lenha para assar a carne deles e saiu atrás do profeta, e em momento algum o abandonou, seguindo-o até o fim, quando ele recebeu uma porção dobrada do poder de Elias.

            E você amigo leitor, será que tem apenas uma coisa que impede sua entrada no céu, ou uma coisa que lhe impede de ser o vaso que Deus deseja que seja? Não é possível abrir mão das coisas terrenas para herdar as coisas eternas? Caso não, eu choro por você, pois como Moisés avistou a terra prometida, neste final de vida eu também avisto, e estou vendo outros morrerem também tendo avistado o galardão eterno.

Philip D. Walmer