>
 

É Difícil Servir A Deus 1

Número 1

 

            Realmente? Bem, a declaração do título deste artigo é uma expressão que ouvi várias vezes ultimamente. Isto me causou um refletir profundo, pois queria esquadrinhar meu próprio coração para saber se era assim que eu pensava. Graças a Deus por Seu Espírito Santo que me auxiliou neste ansioso exame no qual descobri que servir a Deus não é penoso, nem difícil.

            Andei dias pensando acerca desta declaração descabida que foi feito, para poder dar uma resposta àqueles que assim pensam. Pedi a Deus que Ele me auxiliasse no escrever, para poder de alguma maneira ajudar aquelas pessoas que passam assim pensando e lamentando.

            Quem acha que servir a Deus é difícil e penoso, ainda não chegou perto do Senhor para poder sentir sua essência e a glória que exala Dele. O real gozo do Espírito Santo ainda não encheu seus corações. Há vezes ao escrever estes artigos que quero usar apenas um versículo, ou mesmo somente uma parte de um, contudo, ao ler o contexto, me sinto na obrigação de colocar vários versículos para que os leitores percebam mais nitidamente tudo que o escritor bíblico queria transmitir. É assim me sinto constrangido para lhe transmitir uma passagem grande.

            "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma." (I Pedro 1:6-9)

            O Livro de Primeiro Pedro foi escrito por volta do ano 60 a. D. A maioria, senão todos os apóstolos já foram exilados da sua terra natal e suas cidades de origem, bem como de Jerusalém onde a Igreja de Jesus Cristo originou pela descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. A Igreja estava sob uma perseguição terrível, tanto da parte dos judeus como do Império Romano. Centenas, senão milhares de cristãos já foram encarcerados ou mortos. Era uma época de sofrimento sem precedência e estava abalando o mundo então conhecido.

            Paulo foi preso em Jerusalém por volta de 59 a. D. e no ano 63 estava à viagem para Roma onde permaneceria preso até a sua morte por decapitação. Por volta do ano 70 a. D. Jerusalém seria destruída e os cristãos espalhados por toda a face da terra, indo até os lugares mais remotos para tentar escapar da perseguição e em muitos casos, a morte certa.

            Diante deste quadro, digo com toda franqueza, que não posso entender como na maioria dos países nada disto acontece e pessoas ainda reclamam que é difícil servir a Deus. O autor do Livro de Hebreus descreve o que é o caso da maioria dos cristãos hoje: "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue..." (Hebreus 12:4) Isto, no entanto foi o cenário frequente no primeiro século da Igreja.

Philip D. Walmer