>
 

É Difícil Servir A Deus 2

Número 2

 

            Alguns reclamam que eles são a única pessoa de sua casa que serve a Deus, e por tanto é difícil servi-Lo em um ambiente pouco propício para uma vida consagrada ao Senhor. Não, nunca jamais diria que é fácil, no entanto, é possível. Vamos recordar o que foi a vida de Daniel e seus três amigos, registrada no Livro de Daniel.

            A nação de Israel foi derrotada pelos exércitos da Babilônia. Os jovens mais bonitos e mais inteligentes foram levados para a Babilônia e escolhidos para servir no governo daquela nação. Daniel e seus amigos, e provavelmente outros dos seus compatriotas, foram obrigados participar de um período de preparação. Até seus nomes foram mudados de acordo com as religiões da Babilônia. O rei ordenou que fossem obrigados comer uma dieta especial, que provavelmente era composta de comidas oferecidas anteriormente aos ídolos. Por motivo de fé e consciência eles recusaram a comer tais coisas. Eles propuseram outra dieta, uma que Deus aprovou e abençoou que acabou sendo a dieta de todos os jovens em treinamento.

            Contudo, a verdade é que estes quatro rapazes colocaram suas vidas em grande risco por assim desafiar o rei. Se alguém tinha direito para dizer que era difícil servir a Deus eram eles. Mais tarde eles foram condenados a serem queimados vivos por não se curvar e prostrar diante da imagem do rei. Deus os livrou, porém eles não sabiam que isto aconteceria. De fato eles falaram assim a um rei furioso: "Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." (Daniel 3:16-18)

            Para estes jovens, o seu testemunho diante de Deus era mais importante do que suas vidas. Eles não estavam dispostos de comprometer sua fé em Deus para poupar suas vidas. Será que eles tinham um direito legítimo para dizer que era difícil servir a Deus?

            Daniel sofreu muitas perseguições dos seus colegas de serviço. Estes finalmente fizeram um plano que acabaria com Daniel sendo preso e jogado na cova dos leões; e por nada mais do que dirigir fielmente três vezes por dia uma oração ao único Deus verdadeiro, que fez na privacidade de sua casa. Motivo ele tinha, e de sobra, mas ele não andou dizendo que era difícil servir a Deus.

            José nos fala de dentro da prisão onde ele foi injustamente preso por simplesmente não cometer adultério com a esposa do seu patrão. Ainda fez favores para os outros presos, dois dos quais tiveram sonhos que ele interpretou. Ele pediu que seu caso fosse levado por eles à atenção do faraó, mas seus ex-companheiros por ele favorecidos, esqueceram-se dele, e ele ficou mais anos preso. Tudo começou por que foi odiado por seus irmãos. Fala de perseguido, ele foi um caso a parte. No entanto ele não reclamou que era difícil servir a Deus.

            E, você, com as pequenas coisas que sofre, ainda acha que tem direito reclamar para Deus que é difícil para servi-Lo? Cuidado, irmão, irmã! Deus está ciente da atitude do seu coração.

Philip D. Walmer