>
 

É Difícil Servir A Deus 3

Número 3

 

                O capítulo sete do Livro de Jó começa com estas palavras duras de reclamação: "Não é penosa a vida do homem sobre a terra?" Eu sei que muitos hoje sofrem pesadas doenças e perseguições terríveis, coisas demais para qualquer um aguentar facilmente, mas seria difícil achar alguém que sofreu tanto quanto Jó. "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." (Jó 1:22) Ele se tornou padrão dos que sofrem na vida e serve de lição para os cristãos de todos os milênios que seguiram.

            Em questão de horas ele perdeu todos os seus filhos. Ele passou de ser o homem mais rico da região a uma pobreza total quando seus servos foram mortos e seu gado roubado. Quando isto não abalou sua fé, satanás pediu licença de Deus para afligi-lo no seu corpo. Ele foi rapidamente coberto de tumores malignos: "Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça." (Jó 2:7)

            Se tudo isto não bastasse, três supostos amigos foram ter com ele, contudo, em vez de levar consolação e bom ânimo, foram duros críticos de seu amigo. O cúmulo da situação chegou quando sua esposa, vendo seu estado de pobreza e saúde, o encorajou para pôr fim na sua vida com estas palavras: "Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa e a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios." (Jó 1:9-10)

            Sim, Jó ficou desanimado, muito desanimado, mas jamais culpou a Deus pela sua situação. Graciosamente ele recebeu o bem e o mal; a riqueza e a pobreza, a saúde e a doença, sem em momento algum culpar a Deus. Oxalá que todos nós pudéssemos agir da mesma forma. Deve ser lembrado também que Jó não teve a bênção de ter o Espírito Santo habitando dentro dele como nós temos nestes dias na Dispensação da Graça.

            Por ser profeta de Deus e por entregar as mensagens de Deus para o povo, Isaias sofreu terrivelmente. Ele não foi aceito pelo povo. Suas mensagens, apesar de virem diretamente de Deus foram rejeitadas. Com tudo isto e muito mais, ele foi um fiel profeta/servo do Senhor por anos a fio, de fato os eventos registrados no seu livro cobrem um período de 62 anos. Ah! Sim! Por sessenta e dois anos ele foi fiel a Deus apesar da crueldade do povo. Por fim o ódio deste povo para ele fez com que ele fosse posto dentro de um tronco oco e serrado pelo meio. Que morte sofrida e cruel. No entanto, ele teve grande influência na vida espiritual do povo judeu. Tudo não pode ser apenas acerca de nosso conforto.

            Se você estudar a vida de Jeremias, descobrirá um homem que só chorava por seu povo perdido. Ele não se preocupava com seus sentimentos. Finalmente foi jogado em um poço (cisterna) de lama, e se não fosse os inimigos da nação que tomaram a cidade, ele teria morrido de sede e fome naquela situação terrível, simplesmente por ser porta voz de Deus.

            E o povo de Deus hoje ainda tem coragem de reclamar que é difícil servir a Deus?

Philip D. Walmer