>
 

Misericórdia

 

            Que palavra maravilhosa! O filho descoberto em desobediência quer misericórdia. O motorista que desobedeceu às leis do transito quer misericórdia. O funcionário que chega atrasado ao serviço quer misericórdia. O cônjuge traidor (a) do seu parceiro (a) quer da mesma forma a misericórdia. Ah! Existem situações nas quais todos querem a misericórdia.

            E, quando se trata de nosso relacionamento com Deus podemos dizer sem sombra de dúvida que todos querem misericórdia. Mas, mais do isto, todos precisam desta misericórdia do Senhor. No entanto quando encaramos a realidade, ninguém merece a misericórdia por caso de suas transgressões flagrantes e repetidas.

            Felizmente temos uma promessa tremenda em relação à misericórdia de Deus para com o ser humano: "Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos..." (Deuteronômio 7:9) Agora analisamos esta promessa:

Deus é fiel, portanto podemos crer que Ele não vai dar para traz naquilo que prometeu.

Deus guarda a aliança e a misericórdia por até mil (1000) gerações. Sim, mil gerações. Sendo que uma geração é considerada como trinta (30) anos, podemos contar com esta qualidade de Deus por trinta mil (30.000) anos. Bem, isto basta a mim e a você.

Agora vem o problema. Toda promessa é sempre qualificada. Quando você abre um crediário, a loja concorda em lhe entregar uma determinada mercadoria. Mas, quando você assina o canhoto da nota fiscal que indica o recebimento da mercadoria, você está comprometido pagar as prestações fielmente quanto ao valor e a data de vencimento. Caso contrário a mercadoria poderia lhe ser retirada, ou você será levado à justiça.

      A promessa de Deus concernente sua misericórdia contém qualificações. É claro que todos gostariam que esta promessa pudesse ser reivindicada apesar de seu comportamento, no entanto Deus qualificou a promessa nestas condições:

Para desfrutar a promessa, a pessoa precisa amar a Deus. Isto não quer dizer servir a Deus por medo de inferno, ou simplesmente para ser agraciado com algumas "bênçãos". Também na quer dizer que Ele não sentirá o amor fingido. Deus não tem interesse nos interesseiros. Ele quer amor sem fingimento. Ele quer a atitude de Jó que indicou que ainda que ele fosse morto pelo Senhor ele continuaria a servir ao Senhor. Paulo não abandou a Deus e sua fé quando passou por grandes necessidades e quando finalmente enfrentou a certeza da sua morte precoce às mãos dos seus inimigos. (II Coríntios 11:23-27) (II Timóteo 4:6-8 e 16-18) Somente você conhece a profundidade do seu amor para com o Senhor. Ele vê os indícios, sejam eles bons ou ruins e lhe julga de acordo.

Desfrutar desta promessa também depende do seu cumprimento dos mandamentos do Senhor, e não só dos que você gosta ou acha fáceis, mas todos eles.

       Quer os benefícios das promessas do Senhor? Pois bem, é necessário que você cumpra sua parte do contrato. Caso contrário, estará em breve reclamando da severidade do juízo de Deus.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:  Tudo que tem valor, tem preço. E, Jesus pagou o preço para você.