>
 

Perdeu A Quem Lhe Ama?

 

(PARTE I)

"...busquei-o, e não o achei." (Cantares 3:1)

Várias vezes li e meditei muito sobre a passagem de Lucas 2:39-52. Encontramos uma situação desesperadora. José e Maria perderem Jesus. Perder qualquer filho seria terrível. Não perderem qualquer um. Perderam Jesus! Poderia se perder alguém mais importante? Eles saíram de Jerusalém, supondo que Jesus estava com eles; entre o grupo grande que voltava da festa da Páscoa, que todo Israelita foi obrigado pela lei assistir. Foi no final do primeiro dia que descobriram que Jesus não estava com eles. Sendo eu pai e também avô, posso imaginar o pavor e desespero que abateu sobre este casal, pois não é uma coisa corriqueira perder um filho, e especialmente Jesus.

          Supondo! Notou que usei esta palavra no parágrafo acima? Supor? Que significa esta palavra? Fazer presumir (algo) como verdadeiro, existente, necessário, e etc.; pressupor. Entendeu? Supunham! Andavam um dia inteiro sem verificar se Jesus estava presente com eles ou não. Quantas vezes andamos um dia, uma semana, ou quem sabe um mês ou até um ano ou mais sem realmente verificar se Jesus está realmente presente em nossas vidas. Que perigo corremos fazendo assim! Aqui estamos na véspera da volta de Jesus para receber e arrebatar sua igreja para a glória e não estamos verificando a presença de Jesus em nossas vidas diariamente?

Sem dúvida, eles corriam de família a família dos companheiros de viagem indagando: "Viram Jesus?" "Jesus está com vocês?" "Viu Ele hoje?" A resposta sempre foi negativa. Seguindo os costumes de qualquer pai ou mãe nestas circunstâncias, provavelmente bradavam em alta voz e chamavam por seu filho. Sua voz ecoava nas montanhas vazias em volta, e nenhuma voz familiar os respondia.

Ao longo de muitos anos de ministério vi pessoas perder Jesus das suas vidas. Eu vi e estranhei que eles não perceberam. Percorriam as vias da vida como nada tivesse acontecido. Eu me lembro preocupar-me com uma moça da igreja que obviamente tinha perdido Jesus ao longo da estrada da vida. Ao procurar lhe falar, ela meio se aborreceu comigo, e logo me disse: "Estou bem, bem mesmo. Não precisa se preocupar comigo." Hoje, fora da igreja, longe de Deus, aparentemente não tem mais vontade procurar e achar Jesus, o Salvador perdido. Mas, sei que o dia há de chegar em que ela, como Sansão, precisará e urgentemente, o amado perdido. Vai querer orar e ouvir uma resposta imediata, mas sua oração ecoará nas montanhas vazias de prazeres que ergueu em sua volta. Como Sansão vai dizer: "Vou me levantar como nas outras vezes...", mas logo descobrirá que agora está presa, sim, presa dentro da vida que edificou sem seu amado Salvador presente. Desânimo, angústia, desespero e pavor, tomarão o lugar da doce comunhão que uma vez teve com o Salvador da sua alma. Sansão supunha que o poder ainda estava com ele, mas não estava. Ele tinha o perdido, e o perdido para sempre. Há, sim. Recebeu o poder mais uma vez, para fazer mais uma obra, uma obra muito grande, mas não se esquece que ele morreu junto. Não precisava ser assim, mas aconteceu por desleixo.

Um conselho de grande valor vem para todos nós de Isaias 55:6: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Deuteronômio 4:29 acrescenta mais a este preceito: "Então dali [da sua situação?] buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás quando o buscares de todo o teu coração e toda a tua alma" Você sabe onde Jesus está? Só você pode saber. Verifique hoje, pois amanhã pode ser tarde demais.

Philip D. Walmer