>
 

Rejeite O Orgulho

"Filho do homem, que mais é o pau da videira que qualquer outro, o sarmento que está entre as árvores do bosque?" (Ezequiel 15:2)

Estas palavras são destinadas para humilhar o povo de Deus; eles são chamados videira de Deus, mas, pela sua natureza, não são nada de especial. Eles, pela bondade de Deus, tornaram-se frutíferos, tendo sido plantada em terra boa e fértil. O Senhor tem os cultivado e eles produzem frutos para sua glória; mas o que são eles sem seu Deus? O que são eles sem a influência permanente do Espírito Santo, produzindo fecundidade neles?

Ó, crente, aprenda a rejeitar o orgulho, vê que você não tem nenhuma razão para se orgulhar! Não importa o que você é, não têm nada para lhe fazer orgulhoso. Quanto mais você tem, mais você está endividado a Deus; e você não deveria estar orgulhoso daquilo que lhe faz um devedor. Considere a sua origem; reflete naquilo que você era. Considere o que você teria sido sem graça divina 

Quando você considera-se agora, sua consciência não lhe pesa? Seus mil desvios do Senhor não lhe pesam a consciência obrigando você a dizer que não é indigno de ser chamado de seu filho? E, se Ele lhe fez alguma coisa, não sabe que foi a Sua graça que lhe fez o que é? Ó, grande crente, você teria sido um grande pecador se Deus não tivesse intervindo para lhe fazer diferente. Ó, você que é valente pela verdade, teria sido tão valente pelo erro se não fosse a graça que lhe regatou do seu erro e pecado.

Portanto, não seja orgulhoso, pois tem sido abençoado por Deus. No passado não teve nada para se orgulhar, absolutamente nada, exceto seu próprio pecado e miséria. Seria uma estranha obsessão se você pensasse em exaltar a si mesmo. Como um pobre mendigo, dependente da providência do seu Salvador, como poderia ser orgulhoso?

Adaptado de Morning and Evening