>
 

Perdeu A Quem Lhe Ama?

 

(PARTE II)

"...busquei-o, e não o achei." (Cantares 3:1)

Urgência! Não podemos achar Jesus. Alguém o viu? Cadê nosso filho? As lágrimas de desespero começam descer as faces daquela mulher. José está com a voz toda embargada. O que fazer? Alguém tem uma sugestão, um plano de ação? O que devemos fazer? No meio desta crise, a mente não funciona corretamente. Desnorteados, desorientados e desesperados ao extremo, caminham em círculos procurando uma solução. Como pode isto ter acontecido conosco? Quem sabe havia até acusações contra outros: "Pensamos que estivesse com vocês, com seus filhos. Porque ninguém nos falou, nos avisou...?"

Parece que é assim com aqueles que perdem Jesus das suas vidas. Eles passam por todos os sentimentos acima. E finalmente, sem coragem de aceitar pessoalmente a culpa por perder Jesus, começam a jogar a culpa sobre os outros. A igreja não criou o ambiente devido para nossa família, o pastor não pregou como antes, o professor de escola dominical não fez seu papel como guia para nós, o dirigente dos cultos ofendeu-nos, o dirigente dos louvores não nos comove mais, os músicos..., os cantores..., as canções..., a altura do som e assim vai, escusa após escusa, jogando culpa em cima de qualquer um, nunca aceitando a responsabilidade pessoalmente.

Quando o povo ouviu a mensagem de Pedro no dia de Pentecostes, perguntaram o que era necessário fazer para que pudessem se livrar da culpa por seus pecados. O compungimento do Espírito Santo recaiu sobre eles de tal maneira que cada um aceitou a culpa por sua parte na morte de Jesus. Pedro finaliza sua mensagem dizendo: "Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40) Nisto existe a solução do Jesus perdido. Nada será solucionado em culpar outros porque você foi negligente na sua vida espiritual e deixou  Jesus escapar e se perder de você.

O caminho para achar Jesus de novo é confessar nossa culpa, aceitar o fato que sabemos tão bem que o culpado mesmo somos nós. Fomos relaxados com os exercícios espirituais, isto é com a leitura da Palavra, com as orações privadas em casa. Não se esquece que Jesus praticou as orações privadas; sim, sozinho, e em outros ocasiões, junto com seus discípulos. Paulo escreveu no livro de I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..."  Não adianta que outros lhe falam o que está fazendo de errado. Freqüentemente a mensagem do pastor ou evangelista é rejeitada, porque sentimos incomodados por ela. Falamos ou pensamos que o pregador ou professor bíblico não entende nossa vida, não entende que fazer devoções de leitura bíblica e orações simplesmente não tem lugar em nossas vidas devido às pressões de nosso trabalho secular, nossos estudos e outros afazeres que são tão importantes. Precisamos, no entanto, reconhecer que a salvação é algo individual; entender que somos pessoalmente responsáveis pela nossa salvação, responsáveis por guardar Jesus precioso e valorizado por nós dentro de nosso ser. Aquele único culto da semana não é o suficiente para você manter um relacionamento íntimo com seu Salvador. Ninguém recebe regularmente a infusão do Espírito Santo por osmose, mas somente pelo buscar até o receber. Ninguém para buscar Deus por você. É sua tarefa exclusivamente. Você precisa cuidar de Jesus e não O perder.

Dê uma olhadinha dentro de si. Jesus ainda está presente? Tem ainda o mesmo amor por ele? Ama a Ele mais do que o mundo ou será que Ele fugiu por não querer mais habitar com tudo que você está deixando entrar no seu coração? Só você pode julgar isto!

Philip D. Walmer