>
 

Perdeu A Quem Lhe Ama?

 

(PARTE III)

"...busquei-o, e não o achei." (Cantares 3:1)

Perdido? Está brincando! Jesus perdido de mim, da minha vida? Mal acredito que poderia me dizer algo assim. Que ousadia! Parece que está me acusando de ser desviado.

Deixe que eu lhe diga o que aparentemente não está vendo: Eu assisto quase todos os cultos da igreja, canto no grupo de louvor, toco no conjunto, canto canções especiais, leciono na escola dominical, sou secretário da igreja, tesoureiro, ou líder departamental. Acho que você é meio cego se não tem percebido estas coisas. Ah! E, ainda dou meus dízimos fielmente todos os meses, bem como outras contribuições especiais. Que absurdo! Você não entende que sou o pastor assistente da igreja? Você tem a audácia de dizer que eu, o pastor da igreja, deixou Jesus se perder da minha vida e ministério. Acredite quem quiser, mas acontece. Estes continuam a funcionar na função, tendo toda a autoridade e honra entre os membros, mas não tem mais aquele toque especial da presença de Deus na sua vida e ministério.

A questão não é acerca daquilo que você faz na igreja; nem se você está ou não ocupado com as atividades da igreja, mas é uma questão de relacionamento com Jesus, que quer ser seu amigo mais chegado, e Salvador. Freqüentemente, o problema consiste em ficar tão ocupado com mais e mais atividades até o mais importante, que é o relacionamento com quem alegamos servir fica tão distante do dia a dia, que Ele é perdido de nós no meio das mais valorizadas atividades e trabalhos.

Parece que a lição de Marta e Maria é difícil de ser aprendida. Marta se preocupava quase exclusivamente com os afazeres da casa. Creio que não podemos duvidar do seu amor por Jesus, mas no meio de tudo não teve tempo para sentar e aprender Dele. Maria, ao contrário, pareceu nem ligar com os afazeres da casa, deleitava em ficar sentado aos pés de Jesus aprendendo tudo possível do seu grande amigo. Ninguém precisa se relaxar com respeito os deveres da vida, mas precisa aprender o equilíbrio entre os deveres materiais e espirituais.

Sim, é possível perder Jesus no meio do tantas atividades que faz para Jesus, na igreja e fora dela, e ficar ocupado ao ponto de nem perceber que Jesus está tão distante ou perdido de você. Ele foi perdido dos pais no meio da maior festa espiritual Judaica do ano. Tanta atenção foi dada para os sacrifícios, as cerimônias e o protocolo da ocasião que Jesus foi esquecido, totalmente abandonado, perdido. Temo que isto aconteça muito no meio evangélico nos dias de hoje. Há tantas festas de música, convenções, conferências, congressos, reuniões de vários tipos e para várias razões, entre outras coisas; que o objeto principal, Jesus, e um relacionamento com Ele, que Ele se torna esquecido, fazendo com que os administradores e membros carecem da Sua presença nas suas vidas, cultos, trabalhos, e demais atividades.

Nunca se esquece de Judas, que teve todas as oportunidades dos demais escolhidos para formar um relacionamento forte e duradouro com o Mestre, mas perdeu tudo, absolutamente tudo, por dar toda a sua atenção para as coisas materiais. Demas abandou Deus, Paulo, e o evangelho por amar mais este mundo presente que Jesus.

Faça uma avaliação da sua vida espiritual hoje. Vale à pena, pois você poderia estar perdendo mais do que você possa imaginar. Jesus poderia está muito perdido na sua vida tão cheia de trabalhos para Ele. Tem ainda aquele toque especial da presença Dele na sua vida, ou está apenas no ritmo costumeiro dos trabalhos?

Philip D. Walmer