>
 

Murmurar

             Um belo dia cheguei na igreja para realizar o culto marcado para começar em breve. De costume passei entre o povo cumprimentando cada um com um sincero "Como vai?" Assim cumprimentei uma irmã, um pouco idosa, que me respondeu meio asperamente com, "Mais ou menos!" Tenho recebido esta mesma resposta muitas vezes da mesma pessoa, irritei-me um tanto, pois creio que cristão deve ver as coisas diferentes do que qualquer outra pessoa. Portanto, perguntei, com voz de inocente, "O que houve, Deus morreu?" Foi a vez da irmã se espantar, e indagar, "Não, por quê?" Expliquei-a que ela sempre responde daquela maneira e nunca disse que estava tudo bem apesar de Deus frequentemente derramar muitas bênçãos na vida dela. E, é assim com muitos cristãos, estão sempre murmurando.

            Muitos murmuram quase sem saber o que estão fazendo. De acordo com o dicionário a definição de murmurar é: censurar ou repreender disfarçadamente, dizer mal, conceber mal juízo, falar contra alguém ou algo, criticar, difamar, queixar, desacreditar, lastimar-se em voz baixa. Estas são apenas algumas das definições apresentadas.

            Alguns pensam que seus pensamentos e suas palavras são de pouca consequência. Mas a Bíblia diz assim a respeito do homem, "como imagina na sua alma, assim ele é" (Provérbios 23:7) A verdade é que tudo que pensamos (meditamos) e falamos faz parte da nossa vida. É a parte íntima e de grande importância. Mais uma vez a Bíblia nos orienta em dizer, "...a boca fala do que está cheio o coração." (Lucas 6:45)

            Davi, reconhecendo estes grandes fatos, fez a seguinte petição a Deus; "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença..." (Salmos 19:14)

            O povo de Israel foi na sua época um tipo de sombra da igreja que estava por vir. Portanto, é lógico e certo que façamos comparações entre eles, suas experiências, ações e reações, com a igreja de hoje. Um dos muitos males deste povo era que eles estavam sempre murmurando contra Moisés e outros líderes e até contra seu próprio Deus. Apesar de ser liberto da escravidão, ser transportado milagrosamente pelo mar, ver a cura das águas, receber comida nova todos os dias, beber de uma rocha que os seguia pelo deserto, ver suas roupas e sandálias não gastar durante quarenta anos, e etc.; ainda continuavam murmurando contra Deus e os demais. Lamento em dizer que me encontro na atualidade de hoje com muitos crentes que parecem da mesma forma. Suas vidas foram libertas do pecado, vivem na graça abundante do Senhor, suas orações são respondidas e etc, mas continuam murmurando contra seus líderes escolhidos por Deus, contra as situações da vida, o tempo, e até contra o próprio Deus. Eles esquecem que a Bíblia diz, "Em tudo dai graças..."(I Tessalonicenses 5:18)

            Deus é inimigo dos murmuradores. Sempre foi e sempre será. Em I Coríntios 10:10 deixa-nos entender que a ira de Deus aumentou tanto contra esta prática que ele deixou um exterminador acabar com eles.

            A palavra murmurar e seus derivados são mencionados 44 vezes na Bíblia. Na maioria das vezes é usada para descrever a atitude desprezível de Israel. Um estudo das ocasiões em que Deus condena o povo por esta prática é possível achar as mais variadas razões. Reclamavam a liderança, a comida, a água, a situação do momento, as leis, o tempo e etc. Salomão falou tão certo quando declarou que "Não há nada novo abaixo do sol."  O povo, e até os cristãos hoje, reclamam das mesmas coisas. Vi até os mais abençoados, os mais abastados com suas bocas cheias de murmurações. Vemos por isso que a tendência de murmurar não vem pelas condições da vida, mas pela atitude de espírito que a pessoa possui.

            Deus queria abençoar seu povo, queria lhes dar o melhor, mas quando Ele descia até seu arraial e só ouvia reclamações, Ele fez com que as bênçãos que eles recebiam se tornavam em maldições. Deu o caso do povo de Deus ficar doente e morrer com as próprias coisas que Deus lhes deu por benefício próprio deles. Isto foi o resultado da ira de Deus contra as queixas do povo. (Números 11)

            Existem crentes hoje recebendo muitas bênçãos do Senhor, mas parece que tudo voltou contra eles. Muitas vezes o problema é um de não ter aquele espírito de agradecimento.

            Uns anos atrás minha esposa fez um favor mui grande para um membro da igreja. Após a consumação da tarefa demorada e dispendiosa nenhuma palavra de agradecimento foi proferida. Uma outra pessoa que acompanhava os fatos perguntou para a pessoa favorecida senão caberia bem umas palavras de agradecimento. A resposta ríspida foi, "Não sei porque, é nada mais do que o dever dela." Se for com esta atitude que alguns tratam a Deus, é óbvio porque as bênçãos não vem ou se tornam em maldições.

            Gostaria de encorajar o leitor para adquirir o livro "O Louvor que Liberta" por Merlin Corouthes. É surpreendente o que pedimos conseguir quando de fato louvamos a Deus com coração sincero e realmente voltado a Deus, com um propósito acima de suspeita para agradar a Deus com louvores honestos.

            O povo de Israel nas suas murmurações, certamente pensaram que podiam queixar contra a liderança sem grande efeito. Moisés foi instruído por Deus para instruir o povo que em reclamar contra Moisés, Arão e as outras liderança do povo; pessoas constituídas por Deus para ocuparem aqueles cargos; que de fato estavam tocando nos ungidos de Deus que era a mesma coisa como se fossem reclamar contra o próprio Deus. Êxodo 16:8.

            O povo hoje precisa reconhecer que Deus ainda constitui as lideranças do seu povo, da sua igreja.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Todos nós poderíamos aprender uma lição do clima que não presta a mínima de atenção às criticas.