>
 

Quem Aconselha VocĂȘ?

Série - Viva o Livro

          "Bendigo o Senhor, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina." (Salmos 16:7)

          Pessoas hoje recebem seus conselhos de muitos lugares diferentes; de fato, de alguns lugares muito curiosos, para não dizer duvidosos. Esta mistura variada contruibui para confusão e frequentemente grande perturbação mental e espiritual. É frequentemente a fonte de desânimo que leva à depressão. Pessoas seguem um conselho após o outro a procura de algo firme, verdadeiro, e digno de toda a sua confiança.

          As vezes pessoas procuram basear suas vidas em personagens da televisão, que na realidade é nada mias que fachada e fantasia do mais vil caráter. Médicos falam, bem como psicólogos, psiquiatras, pessoas do mundo de cinema e esportes. Mas a verdade é que tendo um corpo bonito, ou talento para jogar bola, falar, cantar, tocar instrumentos, não equipa pessoas necessariamente com habilidade para dar bons conselhos. Políticos alegam ter as respostas para a sociedade, no entanto apesar do constante entrar e sair de políticos, a sociedade tende a piorar com o passar de tempo.

         No meio da frustrada procura de bons conselhos milhares correm atrás de drogas, legais e ilegais na tentativa de amenizar as dores da frustração com a vida. Mas, em vez de sanar um problema, acabam criando outros de maior porte que não infrequentemente acaba com a morte ou debilitação permanente.

          A pergunta que faço ao contemplar todo este cenário é por que as pessoas não procuram a única fonte de conselhos infalíveis que existe; isto é a Palavra de Deus. Até no meio de pessoas supostamente bem crente é notório a infrequência com a qual estes leiam a Palavra de Deus. Se torna óbvio que não podem seguir conselhos que não conhecem. Não podem meditar em palavras e princípios divinos desconhecidos. Não se nasce dentro destas pessoas a semente divina que produz o fruto de vida abundante no mundo  presente, bem como a eterna.

         Não procura de forma alguma desacreditar os bons conselheiros que Deus tem colocado em nosso caminho, como pais cristãos, pastores e professores bíblicos que realmente têm o bem estar do povo como alvo principal, mas quero enfatizar veemente a importância da leitura pessoal da Palavra de Deus. Quando esta Palavra Maravilhosa é lida com uma mente carnal, é provavelmente vã, chata e de pouco valor. Mas quando é lida com uma mente espiritual, uma mente verdadeiramente transformada pelo poder de Deus, Ela começa viver, ter vida própria, e clarear a mente enquanto orienta a pessoa acerca do caminho em que deve andar.

         Davi declarou que Deus era seu conselheiro. Ponto! Saul procurou conselho com a bruxa de Endor e acabou mau. A Bíblia é repleta de exemplos em ambos os lados desta questão. Mas, ao considerar todas as histórias, uma coisa fica bem clara e isto é que aqueles que procuraram os conselhos de Deus sempre sairam bem. O mais interessante deste versículo é que Davi declara que Deus tem habilidade de até aconselhar durante as horas de sono quando Ele é colocado exclusivamente como conselheiro.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O vaso não pode, nem tem o direito, dizer ao oleiro: "Não me fez como eu queria ser." Da mesma forma, não podemos nos queixar com Deus acerca de como Ele no fez.