>
 

Trevas!

Série - Viva O Livro

            "Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz." (Romanos 13:12)

            Paulo escreveu as palavras acima, encorajando os membros da igreja de Roma para deixar as obras das trevas. Sim, Paulo escreveu para a igreja de Roma. É interessante que era necessário para escrever para supostos crentes para dizer em palavras nada delicadas que eles estavam praticando ou andando nas trevas.

            De acordo com o dicionário treva é a ausência total de luz. Já participei de uma excursão subterrânea onde em determinado momento foi apagado a luz artificial do local. Fomos advertidos antes, mas ao experimentar pela primeira vez a ausência total de luz, confesso que foi um tanto assustador. Nem a mão colocada junto ao rosto podia ser visto. Simplesmente não havia luz de qualquer espécie. Virei as costas para os demais, que não podia enxergar, e acendi a luz do meu relógio. No meio das trevas parecia a ser uma luz muito grande.

            O mundo jaz nas trevas, e quem por Deus foi liberto delas não deve jamais desejar voltar para andar naquele ambiente perigoso. Quem foi liberto nunca jamais deve olhar de volta para aquele lugar desagradável com desejo de voltar. No entanto, é evidente pelas palavras de Paulo que alguns da igreja de Roma tinham voltados para praticar as obras das quais foram libertos.

            Você pode contestar que alguém pode estar na igreja e ainda praticar as obras das trevas ou andar nelas. Vamos examinar alguns exemplos:

1. Saulo foi escolhido por Deus para ser rei de Israel, e fez bem por um pouco de tempo, mas começou se encher de orgulho, ser rebelde e desobediente. Acabou consultando com a bruxa de Endor, morrendo na desgraça.

2. Judas andou ao lado de Jesus por três anos e meio, mas no coração não era convertido e ainda que levou tempo, foi revelado o que era. Morreu na maior desgraça.

3. Ananias e Safira eram membros da igreja, mas resolveram mentir e tentar enganar os apóstolos. Morreram perdidos depois de conhecer a verdade.

4. Demas era companheiro de Paulo e outros evangelistas e missionários, vendo o efeito do evangelho pregado em várias cidades e nações, mas por amar o mundo deixou a Paulo, Deus e sua salvação para gozar os prazeres do mundo. É óbvio que este espírito estava nele ao longo de muito tempo, pois ninguém se desvia de um momento para o outro.

             Em dias modernos tenho conhecido ministros que ocupavam seus púlpitos por anos a fio enquanto se envolvia num relacionamento de adultério. Se qualquer pessoa anda praticando adultério, fornicação, mentira, engano, odio, rebelião ou qualquer outra das obras da carne de Gálatas 5:19-21 (leia com atenção e compreensão), anda nas trevas e conforme a Palavra não herdará o reino de Deus.

             A Bíblia ensina em I Coríntios 11:28 e II Coríntios 13:5 que o homem (mulher) deve a si mesmo examinar para ver se está na fé. Você é responsável por si mesmo e deve determinar se está andando na luz ou nas trevas. Viva o livra!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A luz nunca foge da escuridão, mas a escuridão foge da luz. Sejas tu uma luz! - Phililp D. Walmer