>
 

O Plano de Deus, Não Os Nossos

           "Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.  Dispuseram-se os filisteus em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel; e, travada a peleja, Israel foi derrotado pelos filisteus; e estes mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens. Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos. Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus.  Sucedeu que, vindo a arca da Aliança do SENHOR ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra. Ouvindo os filisteus a voz do júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial. E se atemorizaram os filisteus e disseram: Os deuses vieram ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Que tal jamais sucedeu antes.  Ai de nós! Quem nos livrará das mãos destes grandiosos deuses? São os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.  Sede fortes, ó filisteus! Portai-vos varonilmente, para que não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles serviram a vós outros! Portai-vos varonilmente e pelejai!  Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé.  Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias." (1 Samuel 4:1-11)

          "Diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." (Salmo 91:2)

          Todo mundo estava errado sobre a arca da aliança (um item no tabernáculo que representava o trono de Deus). Depois de perder uma batalha para os filisteus, Israel enviou mensageiros a Siló para pedir que a arca fosse transportada para Ebenezer, o local de seu acampamento do exército.

          Quando a arca chegou, os israelitas celebraram tão alto o inimigo ouviu todo o caminho em Afeque. Chegada a arca causou aos filisteus ao medo e os israelitas a ter coragem.

          Ambos estavam errados. Os israelitas levaram a arca para a batalha e foram novamente derrotados pelos filisteus, que capturaram a arca. Outro erro. Os filisteus ficaram doentes e seus falsos deuses foram destruídos.

          Podemos compreender o erro dos filisteus, eles eram adoradores de ídolos. Mas os israelitas deveriam  ter conhecido melhor. Eles não conseguiram consultar a Deus sobre como utilizar a arca. Enquanto eles sabiam que a arca foi carregada anteriormente na batalha (Josué 6), eles não consideram que o plano de Deus, não o envolvimento da arca, permitiu a Israel derrotar Jericó.

          Não importa nossos recursos, nós falharemos se não usá-los de acordo com o plano de Deus. Vamos estudar a Palavra, ore por direção de Deus, e confie em Sua direção (Salmos 91:2), antes de sair em qualquer empreendimento de fé. - Dave Branon

Os meus tempos estão nas mãos de meu Pai;

Como eu poderia desejar ou pedir mais?

Para Aquele que tem o meu caminho planejado

Me guiará até o fim da minha jornada.  Fraser

 Pensamento do Dia: Vemos, em parte, Deus vê o todo.