>
 

Permanecer Fiel No Caminho

Por Cindy Meadows

Nosso tema simples para este ano é "Permanecer Fiel no Caminho." Se já uma paixão queimou em meu coração, é um fogo e desejo de ser fiel neste caminho bem desgastado de santidade. Lucas 18:8 diz: "Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" Essa palavra fé está encorpada no significado e abrange também a palavra fiel. A Bíblia NTLH diz: "Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?" Persistência na fé pode significar fiéis no caminho.

Vivemos e caminhamos diariamente entre uma geração que ama compromissos a "curto prazo" em cada nível. A fidelidade parece antiquada para alguns. Como Elizabeth Taylor, que disse a seus sete maridos, "Eu não vou estar mantendo você por muito tempo", podemos responder a Deus com compromisso de formas semelhantes de monte de ossos. O padrão parece ter se infiltrado insidiosamente, mesmo nos corações de alguns dos filhos de Deus. "Por favor, não me peçam para ser diferente, olhar diferente, ou comprometer-se a ficar fora." "Você disse até que a morte nos separe?"

Um pastor disse de duas mulheres que visitaram sua igreja. Elas elogiaram a igreja e o pastor após o culto, e disseram-lhe que era o tipo exato de igreja que tinham  estado ansiosas de encontrar. Elas pediram panfletos, números de telefone, etc Infelizmente, ele nunca mais as viu. Elas aludiram no comprometimento e fidelidade, mas algo estava faltando sob a superfície.

Porque nós diariamente nadamos nas águas sujas e poluídas da impiedade, podemos simplesmente esquecer qual gosto da água pura. Podemos esquecer o que Seu sangue comprou e o que preserva a fidelidade. Hoje existe uma demanda constante por melhores e mais águas puras engarrafadas. As pessoas vão pagar mais pelo melhor. E ainda limpa e pura a Igreja, de todos os lugares, pode parecer inatingível e desatualizada. Choro sobre os triunfos do profano.

Onde estão os Calebes, "Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá." (Números 14:24), e a Finéias, que reagiu à degeneração moral com ira santa e uma lança na sua mão? Sua paixão incandescente alimentou sua ousadia para defender a honra de Deus, "Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança..." (Números 25:7). Aqueles homens sabiam quais os custos de compromisso, e para eles o preço era inegociável.
 
Vamos prestar mais atenção para o preço da água engarrafada do que o preço de atrair o toque de Sua Presença? Às vezes, um estilo de vida santificada pode levar-nos a visibilidade do arame alto, totalmente em exposição e aberto a críticas. Podemos lidar com as provocações? Não está lá uma causa (da qual Davi falou em I Samuel 17:29) maior que o nosso próprio orgulho pessoal?

Eli, o sacerdote conhecido por sua permissividade com os filhos, olhou para o modo do outro quando eles escarneciam o sagrado e ridicularizavam das diretrizes de Deus. Em julgamento ambos filhos foram mortos no campo de batalha e a Arca de Deus foi apreendida. É interessante notar que Eli estava assentado sobre uma cadeira, vigiando ao pé do caminho, tremendo de medo por notícias da Arca. Sua vida pinta um retrato para nós.

Estamos em cima do muro (fazendo pouco) quando trememos de medo assistindo e perguntando - quais das coisas santas? Elas estão diariamente roubadas diante de nossos olhos e seqüestradas violentamente pelo inimigo. O neto de Eli, nascido na proclamação de que a Arca foi roubada, foi profeticamente chamado Icabô - foi-se a glória. O símbolo de mais glória de Deus foi roubado do povo pelo seu interesse indiferente em Seus desejos.

Nós amamos a igreja e serviços espirituosos, mas podemos acordar uma manhã para encontrar a nossa adoração suave como a seda, os nossos programas profissionalmente executado, mas a glória da mesma forma presa e roubada? Há coisas, como perdas irreparáveis.
 
É hora de levantar e ensinar a nossa geração o preço de fidelidade e os tesouros encontrados em temer o Senhor. Nossos corações podem estar focado e fixo para permanecer fiel nesta estrada de santidade. Queremos ser dignos de confiança por uma causa maior do que nossa própria curta vida. Se a última intenção de Deus é ter um povo santo, separados, peço que responda a esse chamado com dedicação sincera, compromisso e uma paixão para ser encontrado fiel nesse caminho.