>
 

Outras Coisas

          Durante seus três anos e meio de ministério público, Jesus sempre andou a procura de discípulos, homens e mulheres que seriam fiéis a Ele. Esta procura não cessou, pois ainda estando ausente fisicamente o Seu Espírito continua de todas as formas encontra discípulos que o seguirão. No entanto, parece que esta tarefa é tão melindrosa hoje como naquela época 2000 anos atrás. Jesus deu uma parábola na qual falou de um convite para uma festa. Os convidados ofereceram várias escusas para serem escusados do compromisso. Veja a seguir:

         "Não obstante, todos à uma começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. E outro disse: casei-me, e por isso não posso ir. (Mateus 14:18-20)

          Considerando estas escusas, é fácil para o leitor desta parábola ser severamente crítico destes convidados. Jesus ilustrou com a parábola que eles deixaram coisas de valor apenas terrestre impedir a procura das coisas de valor eterno.

          Em Mateus 8:21-22  e Lucas 9:58-62 Jesus passou por experiências próprias ao convidar homens para segui-Lo. Veja só as escusas que Jesus ouviu quando estendeu um convite de valor eterno: "E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai."E em Lucas... "Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa."

         Se naquela época havia tantas escusas para não atender a chamada do Mestre para uma vida melhor, isto é para a vida eterna, imagina amado leitor, quantas escusas as pessoas oferecem hoje. Por não querer ofender ninguém, não mencionarei as mais variadas escusas que eu ouvi no decorrer dos meus cinquenta anos de ministério. Pode oferecer escusa para seu pastor, seu assistente, o professor da escola dominical ou a qualquer outro que se encontra na liderança da igreja, e confiar que são aceitas.

        Quais são as desculpas que você oferece por não assistir o culto de oração, o culto de estudo bíblico, a escola dominical e até os cultos evangelísticos. Ah! Para você estas escusas podem parecer como algo legítimo, isto é, escusas bem montadas e acreditáveis. Os líderes eclesiásticos abanam a cabeça e você acredita que eles as aceitam e, portanto Deus também as aceita. Frequentemente pessoas esquecem que Deus vê o coração, julga os motivos e não se engana como no caso dos nossos conterrâneos.

         Amado, há em nosso mundo muito mais escusas para não fazer a vontade de Deus do que naquela época. Há mais pressões de trabalho, de estudos, de atividades sociais, mais horas de transporte para as localidades de trabalho, de culto e etc. Sentimos que há demandas em demasia sobre nós. No entanto no meio destas coisas precisamos lembrar que Jesus, após falar das coisas que preocupa o homem (Mateus 6), disse: "...buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça..." (versículo 33)

         Meu pai sempre disse: "Uma escusa é apenas uma pele de razão recheada de mentiras." Acredito hoje que ele falou por Deus. Não deixa nada deste mundo lhe impedir de seguir fielmente ao Senhor.

Philip D. Walmer