>
 

Devocional... O Que É?

            Alguns têm criticado sutilmente alguns dos devocionais que foram publicados nesta página. Para estas pessoas críticas um devocional deve ser algo que inspira, que eleva, que faz a pessoa sentir bem, que dá algo de bom ânimo para poder atravessar o dia com sucesso, entre outras coisas do mesmo gênero. Estou sempre atento para as críticas, pois de modo geral são oferecidas com a intenção de ajudar e manter o site Simfiel bem direcionado, e por isso agradeço.

            No entanto, considerando as críticas e o alvo da equipe de Simfiel, não consegui abraçar a colocação de alguns que acharam que um devocional jamais deve apresentar algo que não seja de elevo espiritual. Devemos, então, considerar o que é de elevo espiritual. É algo que faz a gente sentir bem, apesar do estilo de vida que leva? É algo que ignora os requisitos de Deus em relação de uma vida realmente agradável a Ele? É algo que tende ignora a presença de pecado no mundo, ou talvez, na vida do leitor? Um "devocional" deve estender esperança que a pessoa jamais será responsabilizada por seus atos pecaminosos e que irá para ao céu de Deus embora que nunca aderiu-se ao plano divino de salvação?

            Se da Bíblia retirássemos tudo que é conteúdo controverso e desagradável ao leitor, tudo que falo do pecado, tudo que pudesse ser considerado como negativo, tudo que não é de motivo para regozijar, tudo que não faz a pessoa sentir bem, a Bíblia seria um livro de pouca espessura. A Bíblia foi dada ao mundo para mostrar o caminho para a vida eterna. Por isso, Ela fala de tudo, até do pecado, condenando-o e mostrando claramente o destino das pessoas que ousam continuar na prática do pecado. Pergunto! Pode qualquer pregador, evangelista, ou no meu caso, escritor de artigos religiosos, ignorarem, descartarem e deixarem de pregar e falar acerca do principal assunto da Bíblia? Respondo que nenhum destes pode assim fazer se ele quiser ser considerado como fiel servo do Senhor.

            Um "devocional" deve fazer uma pessoa meditar, refletir sobre sua própria vida, analisar tudo em relação à própria vida e às exigências de Deus. Um "devocional" não pode transmitir uma ilusão, isto é, aplicar de forma errada as Escrituras que fazem uma pessoa sentir bem, embora sua vida não seja agradável a Deus. Um "devocional" deve ser algo que mostra o caminho certo, o caminho ordenado por Deus para aqueles que querem salvar suas almas. Um "devocional" deve dar força para a pessoa que fazer o bem e ser salvo.

            Eu não quero ser considerado por Deus de ser delinquente dos meus deveres. Não quero ignorar o que Deus me inspira para escrever simplesmente para receber a aprovação dos leitores e aplausos de pessoas que nem conheço, ou de servir como muitos outros de apenas criar uma coceira nos ouvidos.

            Isaías, Jeremias, e Ezequiel jamais foram populares. Suas mensagens não foram agradáveis ao povo. Foram perseguidos e mortos, mas jamais se comprometerem diante da perseguição do povo. Não deram o braço para torcer, mas foram fieis a Deus que os chamou. João Batista não agradou os líderes e governantes da sua era. Foi encarcerado e finalmente decapitado para agradar uma mulher que ele ofendeu. Todos os profetas de Deus foram perseguidos e cruelmente tratados e mortos. A maioria dos doze apóstolos, entre milhares de outros cristãos também foram mortos porque sua mensagem não foi popular e agradável ao povo.

            Com a ajuda e inspiração de Deus, eu pretendo ser um profeta para esta geração. Não darei meu braço para torcer. Levantarei minha voz por intermédio dos meus escritos para que esta geração jamais possa dizer que ninguém pregou a verdade! Não segue a popularidade! Seja você também uma corajosa testemunha da verdade bíblica apesar das consequências. Deus lhe recompensará eternamente apesar das consequências que sofre na vida presente.

Philip D. Walmer