>
 

Um Tempo Para Reajuste

"Disse o SENHOR a Moisés, no monte Sinai: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, então, a terra guardará um sábado ao SENHOR. Seis anos semearás o teu campo, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos. Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo na tua seara não segarás e as uvas da tua vinha não podada não colherás; ano de descanso solene será para a terra. Mas os frutos da terra em descanso vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo; e ao teu gado, e aos animais que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento." (Levítico 25:1-7)

A órbita solar da Terra leva 365 dias e um quarto. Devido a isso, a cada 4 anos um dia extra é adicionado ao calendário para não ficar para trás no ciclo natural das coisas. Cada ano bissexto somamos esse dia para o final de fevereiro. Desta forma, o calendário é reajustado para o calendário astronômico.

 No calendário do antigo Israel, Deus estabeleceu um meio extraordinário de reajustar coisas. Assim como a humanidade foi ordenada para descansar no sétimo dia "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;" (Êxodo 20:8-10), assim a terra deveria ser autorizada a descansar durante o sétimo ano "Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha." (Levitico 25:4) Este ano sabático permitiu a terra para reabastecer de maior fertilidade. Além disso, as dívidas foram canceladas "Este, pois, é o modo da remissão: todo credor que emprestou ao seu próximo alguma coisa remitirá o que havia emprestado; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão do SENHOR é proclamada." (Deuteronômio 15:1-11) e escravos hebreus foram libertados "Se um israelita, seja homem ou mulher, for vendido a você como escravo, ele será o seu escravo seis anos; no sétimo ano você lhe dará a liberdade". (vv 12-18 NTLH).

Com nossas programações ocupadas e nosso ritmo frenético da vida, também precisamos de reajuste. Demandas de trabalho, família, igreja podem exigir uma reavaliação. Uma forma fazermos isso é através da observação do princípio de sábado - certificando-se de reservar um tempo para descanso e oração re-focando as nossas prioridades. Jesus, por exemplo, foi "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava." (Marcos 1:35).

Quando você pode puxar para além de suas atividades e em oração pedir a Deus para redefinir o calendário espiritual para a Sua Palavra e Sua vontade? É hora de um reajuste? - Dennis Fisher

Para enfrentar muitos desafios da vida

E superar a cada teste.

O Senhor nos diz para tomar o tempo

Para parar, orar, para descansar. Sper

 

 Pensamento do Dia: Para tirar o máximo partido do seu tempo, ter tempo para orar.