>
 

Livre Para Obedecer

Imagine um candelabro pendurado no teto por uma cadeia de dez argolas. Quantos têm que quebrar para ele bater no chão? Só uma!

Assim é como os Dez Mandamentos de Deus. Se quebrar um, nós nos tornamos culpado de todos. Suas leis revelam Sua natureza santa. O único e verdadeiro Deus, que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás."

Tiago usou este tipo de argumento para mostrar que o favoritismo é uma transgressão da "lei real" - amar o nosso próximo como a nós mesmos: "Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem..." (2:8) Os cristãos são a partir da lei de Moisés. "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça." (Romanos 6:14) "Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra." (7:6), mas a nossa liberdade em Cristo nos coloca sob uma nova lei pelo qual seremos julgados: "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade." (Tiago 2:12)

Ao contrário da lei de Moisés, que não dá poder para obedecer, e condena quando transgride, a "lei da liberdade" remove o medo da condenação eterna. Ela nos instrui em justiça através da Palavra de Deus, e do Espírito nos capacita a cumprir os princípios subjacentes moral dos Dez Mandamentos.

Assim, a lei da liberdade é o novo tipo de cadeia. Cristo cumpriu a lei antiga e pagou o preço que nós merecíamos. Ao confiar Nele fomos perdoados de todas as argolas que têm quebrado. E já que estamos livres do medo da condenação, estamos livres para obedecê-lo porque o amamos. Dennis De Haan


Apesar de livre da lei com seus comandos de popa,

Já não regidos por suas duras exigências,

Eu sou obrigado pelo amor de Cristo e estou apenas livre

De viver e de agir com responsabilidade. - D. De Haan

 

Pensamento do Dia: A verdadeira liberdade não é escolher o nosso caminho, mas cedendo à maneira de Deus.