>
 

Treinando Para A Vida

Quando Dean Karnazes completou a Maratona de Nova Iorque de 42 quilômetros em Novembro de 2006, marcou o fim de uma façanha quase impossível de resistência. Karnazes correu 50 maratonas em 50 estados em 50 dias. Os feitos deste atleta excepcional de ultra-resistência incluem: correr 560 quilômetros contínuos de ciclismo de montanha por 24 horas seguidas, e nadar muito fria água da Baia de San Francisco. Esse nível de aptidão requer treinamento inflexível e dedicado.

Bom estado espiritual, Paulo disse a Timóteo, também leva muito mais do que uma aproximação descontraída de viver uma vida que honra a Deus. Em uma cultura marcada por falso ensino, juntamente com formas extremas de auto-indulgência e auto-negação, Paulo escreveu: "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te,[treina] pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser." (I Timóteo 4:7-8)

Nossos corpos e nossas mentes são para ser dedicados a Deus e preparados para o serviço Dele: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2) O objetivo não são flexões musculares espirituais, mas a piedade... uma vida que é agradável ao Senhor. Estudo vigoroso da Palavra, a oração focada, e a disciplina corporal são todos uma parte do processo.

Quão bem treinamos muito afeta se havemos de correr a corrida da vida. - David McCasland

Em I Timóteo 4:10 vemos a motivação de Paulo para o ministério: "Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis." - Deus realmente salva aqueles que se voltam para Ele. Isto ecoa as palavras de Pedro: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (II Pedro 3:9) WEC

Da mesma forma que o corpo cresce em força

Com o exercício a cada dia,

Nosso espírito cresce em piedade

Por viver da maneira como Deus quer. - D. De Haan


Pensamento do Dia: Exercício piedoso é a chave para o caráter piedoso.