>
 

Problema Na Terra

E nós pensamos que temos problemas! É fácil perder a perspectiva correta quando olhamos para o nosso mundo e vemos a maneira como as coisas estão indo. Em alguns lugares as pessoas estão lutando para sobreviver, enquanto em outros elas estão ocupadas em matar uns aos outros.

Se as dificuldades dos últimos poucos anos nos tornam saudosos dos poucos velhos bons tempos, não temos lido acerca dos dias realmente antigos dos quais Joel estava falando.

Aqui está o que Judá estava enfrentando: Um enxame faminto de gafanhotos havia devastado a terra. Os vinhedos foram tão danificados que os sacerdotes não podiam mesmo espremer um vinho para a libação. O figo, romã, palmeiras e macieiras foram todas arruinadas. Toda a base agrícola, que era a força vital da economia da Judéia, foi exterminada. De verdade, era como Joel o descreveu, "... e a alegria se secou entre os filhos dos homens." (l:12) Numa época em que muitos estariam sacudindo os punhos a Deus por permitir que tal devastação, Joel disse ao povo que chegou a hora para ir à casa do Senhor e clamar a Ele.

Isto é sempre a resposta. Quando há problemas na terra, o nosso único recurso é se voltar para Deus, chamar por Ele e confiar Nele sem falhar. Não importa o que seja a calamidade que nos atinge hoje, esta deve ser a nossa estratégia número um.

Nós "clamamos ao Senhor" diariamente? - Dave Branon

 

Leitura Bíblica: Joel 1

 

“Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Ouvi isto, vós, velhos, e escutai, todos os habitantes da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou nos dias de vossos pais?Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.  O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. Ébrios, despertai-vos e chorai; uivai, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque está ele tirado da vossa boca. Porque veio um povo contra a minha terra, poderoso e inumerável; os seus dentes são dentes de leão, e ele tem os queixais de uma leoa. Fez de minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os seus sarmentos se fizeram brancos.  Lamenta com a virgem que, pelo marido da sua mocidade, está cingida de pano de saco.  Cortada está da Casa do SENHOR a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão enlutados. O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação. Promulgai um santo jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR.  Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso. Acaso, não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? E, da casa do nosso Deus, a alegria e o regozijo?A semente mirrou debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se perdeu o cereal. Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo.  A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.  Também todos os animais do campo bramam suspirantes por ti; porque os rios se secaram, e o fogo devorou os pastos do deserto.”


Há somente Um que sabe

Todas as respostas para minhas aflições;

Ele vai suprir todas as minhas necessidades

Quando em fé a Ele eu clamo. – Anônimo


Pensamento do Dia: A oração é o grito da criança impotente para os ouvidos atentos do Pai.