>
 

Limites

Nem um ano se passa sem um desastre natural causando caos em algum lugar do mundo. Inundações, furacões e tsunamis destroem vidas, casas e meios de subsistência.

Ninguém diria que os mares têm o "direito" de violar as suas fronteiras estabelecidas e assolar em todo o litoral. Na verdade, as pessoas concordam que o desastre ocorre sempre que o mar viola a costa. O próprio Deus disse: "Não temereis a mim? - diz o SENHOR; não tremereis diante de mim, que pus a areia para limite do mar, limite perpétuo, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não o traspassarão." (Jeremias 5:22)
Deus também estabeleceu limites para o comportamento humano. No entanto, não se passa um dia sem inúmeras violações dos Seus mandamentos, resultando em desastrosas consequências físicas e espirituais. Surpreendentemente, muitas vezes pessoas argumentam que temos o "direito" de violar esses limites.

Nos dias de Jeremias, o profeta, o povo de Deus tinha saído dos limites, utilizando o engano de se tornar rico e recusando-se a defender os necessitados: "Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, se tornaram poderosos e enriqueceram. Engordam, tornam-se nédios e ultrapassam até os feitos dos malignos; não defendem a causa, a causa dos órfãos, para que prospere; nem julgam o direito dos necessitados." (Jeremias 5:27-28) O resultado foi um desastre. Deus disse: "As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados afastam de vós o bem." (v.25)

Dentro da criação há ordem inerente. Violar tem consequências inerentes. Deus, em sua bondade, simplesmente e amorosamente nos comunicou a ordem das coisas, para que possamos evitar as consequências. Nós somos sábios para conhecer e ficar dentro de seus limites prescritos. - Julie Ackennan Link

O nome de Jeremias pode ser traduzido tanto "o Senhor é exaltado" ou "o Senhor arremessa" Ambas as retribuições são significativas para a missão de Jeremias. Seu desejo era o de exaltar a Deus, mas a sua mensagem também declarou que Deus "arremessou" juízo sobre o seu povo rebelde. - WEC

Senhor, mantenha-nos no caminho estreito,

Onde não há corrupção, angústia e nem mal pode destruir,

Onde Sua mão direita derrota na briga do mundo

Para levar-nos a Sua alegria eterna. - Mollon

Pensamento do Dia: Desconsiderar as ordens de Deus leva à desordem!