>
 

Sepulcros Caiados

Ao estudar a vida de Jesus, um fato sempre me surpreende: o grupo que fez Jesus mais irritado era um que parecia como Ele exteriormente. Jesus obedeceu a Lei de Moisés e citou líderes fariseus (Marcos 9:11-12; 12:28-34). Ele destacou ainda os fariseus por seus ataques mais fortes. Ele os chamou de serpentes, raça de víboras, tolos e hipócritas (Mateus 23:13-33).

O que provocou tais explosões? Os fariseus devotaram suas vidas a seguir a Deus, deram dízimo exato (v.23), obedeceram todas as leis da Torá, e enviaram missionários para ganhar novos convertidos (v. 1 5). Contra os relativistas e secularistas do primeiro século, eles se mantiveram firmes aos valores tradicionais.

No entanto, as denúncias ferozes de Jesus dos fariseus mostraram quão seriamente Ele via a ameaça tóxica do legalismo. Seus perigos são ardilosos, escorregadios, difíceis de definir. Eu acredito que estes perigos continuam a ser uma grande ameaça hoje.

Jesus condenou a ênfase em fatores externos: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!" (v.25) Expressões de amor a Deus tornaram-se maneiras de impressionar outros.

A prova da maturidade espiritual não é o quão "puro" você é, mas quão ciente você é da sua impureza. Essa consciência abre a porta para a graça de Deus. - Philip Yancey

Filactérios, "Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas." (Mateus 23:5) ou frontais são pequenas caixas contendo quatro passagens das Escrituras (Êxodo 13:1-10, 11-16; Deuteronômio 6:4-9; 11:13-21) usadas na testa e braço esquerdo durante as orações da manhã e da noite. A prática foi baseada em uma aplicação literal do Êxodo 13:9, 16; Deuteronômio 6:8 e 11:18. Essas passagens foram recitadas, como parte das orações. Os fariseus utilizavam os filactérios para mostrar sua devoção. Sim Kay Tee

Pensando nisso... De acordo com Romanos 7:18-24, qual é a vista do apóstolo Paulo de sua própria condição espiritual? "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? O que Paulo disse ser a resposta? "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 7:25 - 8:4)


Pensamento do Dia: Legalismo destrói nosso relacionamento de amor com Deus.