>
 

A Grande Pandemia

Em março de 1918, Albert Gitchell, um cozinheiro do Exército em Fort Riley, Kansas, foi diagnosticado com gripe. Antes do fim do ano, tinha se espalhado em todo o mundo, talvez matando tanto quanto 40 milhões de pessoas. Este vírus altamente contagioso se tornou uma pandemia, uma epidemia global.

Um médico relatou que os pacientes rapidamente mostravam sintomas de gripe, desenvolvendo o pior tipo de pneumonia que já tinha visto e depois sufocaram dentro de poucas horas. Felizmente, a gripe desapareceu tão misteriosamente como tinha começado. Mas os médicos ficaram perplexos com sua causa e foram incapazes de encontrar uma cura.

O antigo Israel também sofreu uma praga devastadora, mas eles sabiam a causa e pediram a Moisés pela cura. Eles foram ingratos e queixaram-se da provisão de Deus de maná. Na ira, Deus enviou serpentes venenosas, cuja picada deixava uma ferida letal. Ele então disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la em um poste. Todos que olharam para ela foram curados: "Ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava no Neguebe, que Israel vinha pelo caminho de Atarim, pelejou contra Israel e levou alguns deles cativos. Então, Israel fez voto ao SENHOR, dizendo: Se, de fato, entregares este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades. Ouviu, pois, o SENHOR a voz de Israel e lhe entregou os cananeus. Os israelitas os destruíram totalmente, a eles e a suas cidades; e aquele lugar se chamou Horma. Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava." (Números 21:1-9)

Séculos mais tarde, Jesus falou sobre isso como um símbolo de sua morte na cruz: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna." (João 3:14-15)

Você já confiou em Jesus para curar sua alma? - Dennis Fisher

O nome do livro de Números vem da contagem dos filhos de Israel que domina o conteúdo do livro. Historicamente, o título judeu ou era "e que o Senhor falou" ou "no deserto" (ambos de Números 1:1). - WEC

Nosso Senhor levou a morte sobre Si

Na cruz cruel de dor,

E aqueles que olham com fé para Ele

A vida eterna devem ganhar! - Johnson


Pensamento do Dia: Olha para Cristo hoje, ou você poderia se perder para sempre.