>
 

Quem São Seus Heróis? - 4

Número 4

 

            "Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer." (II Reis 4:40)

            Existem pessoas que não cuidam muito bem onde comem a comida natural para a sustentação do corpo e não infrequentemente acabam com problemas, às vezes sérias problemas, de saúde.

            Acontece a mesma coisa no mundo espiritual. Existem pessoas que simplesmente comem qualquer suposto alimento espiritual que aparece na frente. Também, pessoas supostamente de fé cristã; supostamente transformadas em pessoas espirituais, ainda insistem em comer do cocho de alimento do mundo. Da mesma forma que o ser humana não pode comer alimenta feito especialmente para animais domésticos, o crente de verdade não pode comer o que pertence exclusivamente ao mundo. Para o crente encostar-se ao caldeirão de alimento mundano é o mesmo de comer algo venenoso.

            Frequentemente os pastores estão alertando os membros da igreja que participam de certas atividades, de escutar determinadas músicas, ler certos livros e revistas, assistir a programação popular da televisão e etc., é comer veneno para a vida espiritual. Infelizmente, nós, pastores, incumbidos por Deus para cuidar Seu rebanho somos ignorados, descartados como homens fora do tempo, que não sabemos de que afirmamos. Assim o povo sai para comer do cocho do mundo cheio de veneno para a vida espiritual.

            É por isso que cada pessoa precisa ter muito cuidado na escolha de heróis e amigos. Você, pai ou mãe, deixa seus filhos comer balas oferecidas por qualquer pessoa? Creio que não, pois há muitos malvados por aí que colocam drogas nas balas por malvadez. Da mesma forma, os pastores, como pais espirituais procuram evitar que seus filhos espirituais comem o que pode lhes fazer mal.

            "Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade." (Provérbios 1:5) "Filho meu, ouve o ensino de teu pai [pastor] e não deixes a instrução de tua mãe [igreja]. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço. Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas." (vv. 8-10) "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés. (v. 15) "Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras." (v. 23)

            Quem quer sempre ignorar sábia instrução, que insiste teimosamente fazer o que quer sem dar ouvidos aos conselhos de pastores e outras pessoas espirituais podem esperar somente as profecias de Provérbios 1:28-31 se cumprirem: "Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto  aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão."

            Quanto melhor será de seguir os conselhos de Salmos 1:1-2: "Bem-aventurado o homem que não anda no caminho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."

            (Anotação: Aconselho a cada pessoa ler cuidadosamente o livro inteiro de Provérbios. Ainda aconselho que este livro seja lido na sua íntegra aos seus filhos, e mais de uma vez no curso de sua vida na casa dos pais.)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Seja um bom ouvidor. Seus ouvidos jamais lhe meterão em encrencas." - Frank Tyger