>
 

Canta Ao Senhor - 1

 

Número 1

 

            "Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e disseram: Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome." (Êxodo 15:1-3)

            Deus acabou de dar uma grande vitória ao seu povo. Este povo que foi escravo no Egito por vinte ou mais gerações está finalmente livre, guiado pelo Senhor através da mão do seu servo, Moisés. Após alguns dias atravessando um lugar deserto, eles chegaram à margem do mar, e viram que não havia meios para atravessar para o outro lado. Para o seu terror, viram por trás deles uma nuvem de poeira que representava apenas uma coisa... a chegada do exército egípcio, contra o qual eles eram totalmente indefesos. Desespero, pânico, terror e muitas outras emoções tomaram conta dos corações deste povo numeroso. Para eles não havia meio de escape. Ficaram livres da escravidão por apenas poucos dias, e agora os inimigos chegaram para escravizá-los novamente, e provavelmente numa escravidão muito pior do que antes.

            Moisés também estava passando pelo pior pesadelo, pois foi algo assim que ele visionava quando não quis aceitar a chamada de Deus para liderar este povo. Foi neste momento que Moisés recordou tudo que Deus já havia feito e recorreu novamente para seu Salvador. Deus deu o plano para o escape; propôs abrir um caminho onde não havia caminho. Deus escondeu seu povo do exército do inimigo por uma nuvem espessa, intransponível até Ele pudesse abrir o mar e secar o solo com um vento quente. Não conserva a ideia de um caminho estreito no meio do mar como alguns têm pintado, pois assim jamais daria para esta multidão atravessar o mar em uma só noite por um caminho assim. Estudiosos falam de uma abertura muito grande, talvez quilômetros de largura, que somente assim daria lugar para um povo tão numeroso atravessar o mar em apenas uma noite.

            Quando todos estão a salvo na outra margem, Deus levanta a nuvem para deixar os egípcios ver o que aconteceu durante as vigílias da noite. Vendo a brecha no mar eles entraram ainda com o gosto de vitória na boca. No entanto as rodas dos seus carros quebraram, o caminho ficou interditado. Confusão reinou. Deus esperou até todos estavam dentro do leito do mar, e aí mandou Moisés estender sua vara para fechar o mar novamente. Assim foi destruído um dos maiores exércitos do mundo da época.

            Após esta vitória encontramos o cântico de Moisés em Êxodo 15, seguido com o cântico de resposta de Miriã e as mulheres. Foi gozo total no arraial do povo de Deus.

            Não sei quais são os desafios que você enfrenta no momento ou enfrentará ainda este ano, mas sua fé em Deus pode ser fortalecida pela leitura da Palavra de Deus. Você verá que não há impossibilidade para com Deus. Não há desafios grandes demais para Ele. Ele pede para você confiar Nele para lhe dar as vitórias que necessita. Confie Nele e verá a glória e poder operante do Senhor em 2014.

Philip D. Walmer