>
 

Canta Ao Senhor - 2

Número 2

 

            Moisés cantou de alegria depois da derrota dos seus inimigos. O povo de Deus tinha sido escravos destes inimigos por anos, décadas, sim, até por mais de quatro séculos. Eles presenciaram a mão poderosa de Deus destruir todos "com uma tacada só". Foi uma coisa tremenda de vê. É válido notar que esta vitória foi uma resposta à obediência do povo a Deus. Deus requereu muitas coisas do seu povo, inclusive a celebração da páscoa, bem como o abandono de suas moradias e a saída do Egito. Obediência trouxe livramento e agora chegou a hora para cantar.

            Não há dúvida que eles sentiam um gozo e alegria tremendo, por não falar do alívio depois de dias de marchas, ansiedades e estresse. Agora, seu cântico tem que ser dirigido a quem deu a vitória... Deus. Digo isso, pois frequentemente vejo que pessoas cantam para sentir bem, mas em situações como esta, o louvor por meio de cânticos deve ser dirigido a Deus. Foi Ele quem deu a vitória, por tanto é Ele que deve receber a honra, louvor, adoração e agradecimento.

            Atuando assim, uma coisa maravilhosa acontece. Deus fica tão contente com os louvores sinceros do Seu povo que Ele simplesmente se aproxima mais dele, fazendo com que o povo Dele é ainda mais abençoado com a presença do Todo-Poderoso. O louvor sobe a Deus, e a presença Dele desce, e onde a presença do Senhor está; o inimigo simplesmente não pode entrar.

            O povo de Deus deixa de receber mais vitórias, mais bênçãos, mais suprimento das suas necessidades por não entregar a Deus o louvor e agradecimento que Ele merece. Qual é o tio que será mais bem lembrado por seus sobrinhos? Por acaso seria aquele que sempre leva um presentinho, ainda que seja pequeno? Parece que os cristãos têm a ideia que deve estar sempre em ação de pedir. No entanto, a Bíblia declara que antes de pedir, Deus já sabe de que necessitamos. Como seria se nós simplesmente começamos a agradecer a Deus pelo suprimento de nossas necessidades, que ele já conhece? Será que Ele não ficaria tão contente que nos daria do que precisamos?

            De estar sempre em atitude de agradecimento e louvor a Deus por Ele simplesmente ser Deus e merecer nosso louvor poderia nos salvar do perigo de entrar em atitude de reclamação. Você pode ler a história de Israel e ficará triste de ver como este povo logo depois de uma grande vitória entra em atitude de reclamação. E, aconteceu logo depois desta grande vitória, pois não continuaram com uma atitude de louvor e adoração. Veja, não há momento algum em que Deus não merece nosso louvor. Quando algo não vai bem na sua vida, não quer dizer que Deus deixou de ser Deus, que deixou de merecer nossos louvores ou que deixou de reconhecer nossas necessidades. Afinal de contas Ele continua sendo o nosso pai e tem conhecimento de nossas necessidades.

            "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Salmos 103:2)

Philip D. Walmer