>
 

Exemplo...

 

            Durante minhas orações matinais, Deus fez me lembrar de um incidente que aconteceu quando eu ainda era seminarista. Um colega de seminário e de trabalho secular chegou para mim e expressou seu desapontamento com certos líderes eclesiásticos. Expressou que o comportamento deles (correto ou errado) estava abalando sua fé e andar com Deus. Em vez de estar olhando para Jesus, ele estava olhando para os homens.

            É isto que acontece frequentemente com outros cristãos. Eles têm (certo ou errado) grande admiração por seus líderes eclesiásticos. O problema é que todos são seres humanos sujeitos a errar em qualquer momento. Mas, as pessoas dizem, Paulo disse para segui-lo. Não, não foi isto que ele disse. Nota bem o contexto do versículo inteiro: "Sede meus imitadores [seguidores], como também eu sou de Cristo." (I Coríntios 11:1) Paulo deu autorização para segui-lo, mas apenas na condição que ele seguia a Cristo.

            Observa o que Jesus disse: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." (Mateus 4:19) Podemos nos tornar o que Deus quer que sejamos somente quando seguimos a Ele bem de perto para poder observar bem de como devemos nos comportar. O fracasso de Pedro em que chegou a negar Jesus por três vezes aconteceu por causa de que se relata neste versículo: "Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe." (Lucas 22:54) Pedro seguia de longe. Eis o problema de muitos hoje que não conseguem servir a Deus como devem e dizem que é difícil servir a Deus. Eles estão na penumbra, longe de Cristo, por medo do mundo e suas críticas. Assim não têm a aceitação do mundo nem a proteção de Cristo. Outros estão fazendo como os familiares e outros amigos de Cristo: "Entretanto, todos os conhecidos de Jesus e as mulheres e que o tinham seguido desde a Galiléia permaneceram a contemplar de longe estas coisas." (Lucas 23:49) Existem aqueles que só querem observar a igreja e Cristo de longe. Sabem muito bem que necessitam tanto de Cristo quanto a igreja, contudo têm receio de se aproximarem, receio dos amigos, receio dos com os quais têm amizade, receio de rejeição do mundo, entre outras temores.

            Quando vem, então, as tempestades, tentações e grandes desafios da vida, são apanhados de surpresa longe do porto seguro que necessitam. Tendo andado apenas observando por via das outras pessoas que serviam a Deus, que de repente falham, eles também falham e perdem a noção de onde pode vir a sua salvação. Chegam até de não confiar mais em Deus. Não podemos jamais seguir homens sujeitos a falhar, mas andar com nossos olhos de fé firmemente fixados em Cristo. Cristo não nos mandou seguir homens, pois eles podem ser cegos tentando guiar outros cegos. (Mateus 15:14)

            Precisamos, contudo, fixar nossos olhos em Cristo Jesus por meio da Sua Palavra, e assim seguiremos em um caminho inerrante. O escritor de Hebreus 12:2 expressa esta verdade desta forma: "... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus..." O olhar tem que ser firme e não vacilante, pois quem vacila jamais acertará a entrada para a cidade eterna de Deus. Jesus, e somente Ele, pode ser o nosso exemplo.

Philip D. Walmer