>
 

Seu CenĂ¡culo - 1

Leitura Bíblica - Atos 1:1-26 e 2:1-4

Número 1

 

            Ficamos maravilhados com o acontecimento no cenáculo em Jerusalém no Dia de Pentecostes uns dez dias após a ascensão de Jesus Cristo para o céu. Os principais acontecimentos daqueles dias foram registrados para que nós pudéssemos aprender como nos comportar para ter a mesma experiência maravilhosa e transformadora. E, não deve de ser apenas um desejo nosso receber o preenchimento do Espírito Santo para ter alegria, gozo, paz e outros sentimentos emocionais, contudo o reconhecimento que todo ser humano foi criado para ser habitação do Espírito de Deus para sobreviver espiritualmente como pessoas agradáveis a Deus em tudo. Sem este poder de Deus é impossível para qualquer um viver de maneira agradável a Deus.

            Muitas vezes ficamos desapontados que a mesma coisa não acontece quando a igreja de hoje se reúne para seus cultos e trabalhos. Muitas vezes os frequentadores saem dos cultos da mesma maneira que entraram. Saem tristes, ainda abatidos, sobrecarregados dos pesos da vida, e isto poderia incluir uma lista grande demais para incluir neste devocional. Este cenário é a razão que leva pelo menos alguns, para procurar outra igreja ou voltar para o mundo de onde eles se lembram de ter pelo menos momentos de grande alegria e euforia. Vamos analisar porque isto é assim, comparando nossos trabalhos de culto com a assembleia dos seguidores de Jesus naqueles dias do início da Igreja.

            Primeiro eles foram de volta a Jerusalém em obediência à ordem de Jesus para e aguardar naquele lugar a descida do Espírito Santo.  Tendo obedecido ao Senhor eles foram cheios do Espírito Santo. Uma das chaves para receber a plenitude de tudo que Deus quer derramar graciosamente sobre seus filhos é, sem dúvida alguma, andar em obediência ao Senhor. Deus não agraciará os desobedientes com as mesmas bênçãos com as quais Ele agracia os obedientes. Não adianta ficar ciumento, invejoso e irado com os abençoados, mas examinar seu próprio coração debaixo da luz reveladora do Espírito Santo (I Coríntios 11:28) e corrigir o que poderia estar errado no seu coração para ficar em condições de receber o que Deus tem para você.

            De igual importância é a motivação que lhe leva a Casa de Deus, isto é, à igreja. No caso dos discípulos do Senhor Jesus, sua motivação foi singular, isto é, de aguardar a descida do Espírito Santo e O receber para estarem equipados para fazer a obra de Deus na terra. Nota bem que escrevi que sua motivação foi singular. Não havia pretensões, nem agendas particulares. Será que isto é o caso dos que frequentam a Casa de Deus hoje? Ou será que a motivação é para estrear uma roupa nova, encontrar com o (a) namorado (a), cantar, exibir seus talentos em algum instrumento, ocupar o púlpito para se orgulhar de aparecer, entre outros motivos que podem fugir totalmente da pureza de motivo que deve nos levar a Casa de Deus?

            Deve ser lembrado por todos que Deus não julga por aparências exteriores, mas por aquilo que habita no coração. Se o coração se encontra fora dos parâmetros estabelecidos por Deus, é de duvidar que seja agraciado com a plenitude das benções de Deus.

Philip D. Walmer