>
 

Seu CenĂ¡culo - 2

 

Leitura Bíblica - Atos 1:1-26 e 2:1-4

Número 2

                É possível que a igreja do século vinte um se torna em um dínamo como a Igreja do Senhor do primeiro século. Deus não mudou! Deus não perdeu seu poder! Deus ainda tem os mesmos desejos para com Sua Igreja que teve ao iniciá-la! Deus quer que a Igreja influencie o mundo e não o mundo a Igreja. Para que isto aconteça, a Igreja necessita o poder de Deus residente Nela. O ser humano jamais terá a força para vencer o mundo, derrotar suas ciladas e vencer suas artimanhas. A Igreja precisa dizer com certeza absoluta que: "... maior é aquele que está em vós e do que aquele que está no mundo." (I João 4:4) Para ser maior que os poderes que existem no mundo, o cristão como indivíduo e a Igreja coletivamente precisam realmente ter a plenitude do poder do Espírito Santo habitando neles.

            A passagem de II Timóteo 3:1-5, além de falar das condições no mundo, alude ao fato que estas condições existirão dentro da Igreja, e torna-se claro que estamos vendo isto atualmente: "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes."

            Este cenário não foi o que existiu no Dia de Pentecostes quando o Espírito Santo foi inicialmente derramado. Atos 2:1 disse que estavam todos reunidos no mesmo lugar... o Cenáculo. A Bíblia em inglês acrescenta algo ainda mais interessante e importante por dizer que "todos estavam de um acordo". Não havia dissensão, atritos, discórdia e outras coisas tais representando carnalidade, mas todos tinha um único alvo, e isto era de receber a plenitude do Espírito Santo.

            Infelizmente esta focalização em um único alvo não é o que acontece em muitas congregações na atualidade. O que se ver é alguns com ciúmes por que outros foram dados a dita oportunidade para testemunhar, cantar, tocar, pregar, lecionar e assim por diante. Onde reina este espírito de carnalidade Deus não opera, não derrama Seu Espírito Santo, e todos vão embora do culto desapontados, desanimados e privados do poder que necessitam para vencer durante a semana vindoura. Frequentemente o próprio crente não vence o mundo por falta do poder de Deus residente nele, e também não tem o poder para testemunhar e ganhar outras almas para o Reino de Deus.

            Meu irmão e leitor deste devocional, eu quero lhe encorajar para fazer um autoexame do seu próprio coração para ver que tipo de espírito habita no seu ser. Seu espírito é concordata ou contrariado com o andamento dos cultos? Está envolvido em críticas, discórdias, dissensões, fofocas e outras obras carnais que restringem o mover do Espírito? Ou você tem a verdadeira atitude do seu Senhor Jesus Cristo?

            Seu sucesso como cristão depende em muito da sua atitude ao reunir-se no seu Cenáculo. Seja um que ajuda criar um bom ambiente onde o Espírito Santo pode ser derramado copiosamente e fazer a obra que é da vontade de Deus.

Philip D. Walmer