>
 

Seu CenĂ¡culo - 3

Leitura Bíblica - Atos 1:1-26 e 2:1-4

Número 3

 

            Sentimentos e ambições terríveis habitam no ser de cada ser humano. Não tem um sequer que escapa dos desejos da carne. Uma das ambições que predomina é de dominar outras pessoas, de poder reinar sobre elas, de ter a preeminência, de ter mais honra e assim por diante. Este espírito horrível cria tantos problemas entre pessoas, e até irmãos da mesma fé. Desde o princípio esta atitude tem sido evidente, pois foi uma das ambições carnais que entrou no mundo com o pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden, e levantou-se ao longo dos anos, arruinando famílias e reinos. Jesus jamais demonstrou este espírito e nós, seus súditos, fomos convidados para segui-Lo e caminhar nos seus passos.

            Nem os discípulos de Jesus entenderam no início os ensinamentos Dele acerca destas coisas. Sem a habitação do Espírito Santo neles, não foram isentos desta carnalidade. Uma leitura de Mateus 20:20-28 esclarecerá muito nitidamente o que foi a atitude deles antes do Pentecostes pessoal que receberiam. Eles pensaram em um reino físico, material, enquanto Jesus estava procurando os preparar para um reino espiritual. A esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João, chegou a Jesus junto com os filhos para Lhe pedir uma posição especial no reino Dele. Este negócio de meter político no meio de uma obra espiritual não é coisa nova, mas sempre tem a mesma resposta de Jesus. Seu Reino não é sujeito às manobras dos homens, dos avarentos, e famintos pelo poder.

            Vamos analisar agora o que aconteceu no meio dos discípulos depois de entenderem os ensinamentos de Jesus, que deveria de ser a mesma atitude que nos possui. Judas, movido de remorso por ter vendido Jesus, procurou por meio da devolução do dinheiro que recebeu desfazer o que fez. Não funcionou, portanto se suicidou. Os onze discípulos acharam importante repor o discípulo. Foram determinadas as condições para ser este novo apóstolo e dois seguidores de Jesus foram escolhidos para fazer parte de uma espécie de votação; José Barsabás (Justo), e Matias. Matias foi escolhido. Qual foi a atitude de José? Sai bravo? Falou mal? Criticou as lideranças. Moveu uma rebelião? Começou uma nova igreja? Nada disto aconteceu. Ele manteve uma excelente atitude, e ficou para receber o Espírito Santo. Quantas vezes vi o contrário acontecer junto com os resultados desastrosos. Não foram mais abençoados, e espiritualmente caíram no precipício. Casamentos foram dissolvidos, esposas e filhos perdidos para o mundo, famílias desfeitas, entre muitas outras catástrofes numerosas demais para mencionar.

            No Dia de Pentecostes, depois da descida do Espírito Santo, Pedro levantou-se para explicar o fenômeno que acabou de acontecer. Os onze discípulos, em vez de ser tomados de ciúmes, como acontece frequentemente, ficaram de pé em apoio a Pedro. Como o Espírito Santo mudou o viver e agir destes homens. A experiência com Deus no Cenáculo os mudou para sempre. Não mais foram os homens carnais de antes, mais foram transformados pelo poder de Deus. O que é que acontece hoje, que pessoas que supostamente receberam o Espírito Santo não foram de igual modo transformadas? Só podemos dizer... ou não receberam o Espírito Santo, ou não permitiram que o Espírito Santo os transformasse. Que pena, pois eles se lograram das maiores bênçãos de Deus, bem como privar outros de receber a mensagem de salvação por meio deles. Que tragédia!

Philip D. Walmer