>
 

A Casa do Senhor - 2

Número 2

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9) Com este versículo terminei o primeiro devocional com este título. Quero neste devocional enfatizar as últimas quatro palavras deste versículo: "... buscarei o teu bem."

            A Casa de Deus é tão importante na vida do cristão, pois é nesta casa onde adoramos e louvamos a Deus junto com os irmãos da mesma fé, onde a oração uníssona é feita, onde se ouve a pregação ungida da Palavra de Deus, e onde existe a simples, mas importante, comunhão entre irmãos, que é de grande encorajamento para todos.

            Davi, sabendo destes e outros benefícios de participar das atividades na Casa do Senhor, expressou que Deus poderia confiar nele que seria zeloso pela casa Dele. Eu meditei nisto e cogitei o que eu poderia fazer para demonstrar zelo em relação a Casa do Senhor. Considerando a importância da Casa do Senhor na minha vida, cheguei à conclusão que deveria ser mais zeloso para com esta casa do que com a que considero como minha residência. Com esta conclusão ficou óbvio que tenho uma grande responsabilidade com a Casa do Senhor.

            Agora vamos considerar que na realidade há duas casas pelas quais devemos zelar. A primeira é a casa física onde assistimos os cultos e outros trabalhos. Primeiramente vou falar desta casa física. Tendo servido como pastor por mais de cinquenta anos observei o descuidado que alguns tinham com a casa do Senhor. Não se aborrece comigo, pois vou simplesmente dizer o que observei ao longo dos anos.

            Limpeza: De modo geral as pessoas zelam bem pela limpeza das suas casas. Não sei o que muda quando estas mesmas pessoas frequentam os trabalhos da igreja. Deixam crianças comer bolachinhas no culto e espalhar migalhas das mesmas no piso e nos assentos e nem pensam em fazer a limpeza. Mastigam chiclete e depois cola debaixo do assento, ou joga no chão dentro ou fora da igreja. Garanto que não é assim que fazem em casa. Quando é servido um lanche, o papel e copos se jogam no chão, ainda tendo por perto as devidas lixeiras. Melhor é que a gente nem fala dos banheiros, contudo vou dizer que não há razão ter papel higiênico no piso, junto com toalhas de papel. Pergunto: O que é que o não cristão que visita o culto vai pensar caso seja obrigado usar o banheiro e vê a bagunça que descrevi? Que é como o mundano fala que crente é um ignorante sem cultura? Todos devem se lembrar de que em tudo representam a Deus.      Este prédio onde os cultos e trabalhos são realizados deve ser melhor cuidado do que a casa da gente. Recordo de ter visitado uma igreja certa vez que tinha fama de ser lugar bem arrumado. Fiquei triste de ver que os bancos todos estavam sem encosto, e, portanto não proporcionado nenhum conforto para os membros. O capim no quintal de entrada estava à meia canela, e faltava calçada de entrada. O desleixo era óbvio e terrível. Posteriormente tive ocasião de visitar a casa pastoral que era "um brinco" com tudo do mais moderno e bem arrumada. Não havia zelo para com a Casa do Senhor.

Philip D. Walmer