>
 

A Casa do Senhor - 4

Número 4

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9)

            Maltratar a Casa do Senhor é maltratar a Ele mesmo. Quando a casa foi edificada e inaugurada, foi dedicada aos serviços do Reino de Deus e ao próprio Deus. Assim, da mesma forma que um dono de casa ficaria furioso se alguém entrasse na sua casa e a desrespeitasse. Deus deve também se aborrecer quando pessoas maltratam a casa que a Ele foi dedicada. No entanto pessoas frequentemente tratam a Casa do Senhor como fosse qualquer casa. Havia casos quando os membros acham que quaisquer coisas que pertencem a Casa do Senhor é como fosse deles mesmos e as levam para uso próprio e há vezes quando nem devolvem, e isto não pode ser considerado com apropriação indébita ou roubo? Na casa de uma pessoa não é assim?

            Davi considerou ultraje contra a Casa do Senhor como ultraje que recaia sobre ele mesmo: "Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim." (Salmos 69:9) Os membros zelosos se aborrecem ao ver a Casa do Senhor sendo desrespeitada pelas coisas mencionadas nos três devocionais anteriores. Contudo há muito mais: Conversas alheias durante o decorrer do culto, o entre e sai para quais quer razões durante o culto, coisa que não se faz em eventos culturais na cidade, comer, beber e mastigar chiclete, e o simples não participação do louvor, adoração, oração e etc.

            Muitos estão alegando por estes ditos tempos modernos que a vestimenta na Casa do Senhor em nada importa. Eu digo ao contrário e fico firme nisto, pois leio no Antigo Testamento o que Deus exigiu dos que chegaram ao Seu Templo para adorar. O corpo era para ser bem coberto. Mas hoje se vê mulheres vestidas como fossem mulheres da noite, da zona, que andam a procura de homens. Para onde foi a decência que a Bíblia demanda, tanto dos homens quanto das mulheres. Parece que alguns homens querem esbanjar desacato a Deus, estando nas plataformas das igrejas com camisa regata, cheios de tatuagens, bijuterias e etc. Usam músicas e ritmos de musicas do mundo como fosse agradável a Deus. Agradável é apenas à natureza carnal deles.

            Depois que Jesus fez a purificação do templo, os discípulos recordaram o que foi profetizado por Davi acerca deste dia: "Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá." (João 2:17) Em Mateus 21:13 Jesus acabou de fazer nova purificação do templo e disse: "A minha casa será chamada casa de oração..." Jesus não queria que atividades de comércio para fins próprios das pessoas fossem feitas dentro de um ambiente que deveria ser exclusivo para a realização dos trabalhos em honra a Deus.

            Alguém poderia pensar que eu estou bravo, com ira excessiva ou coisa semelhante. Talvez seja, contudo o zelo da casa do Senhor também me consome. Além do mais, quero ver todos que frequentam a Casa do Senhor abençoados, e isto só acontecerá caso estes sejam respeitosos para com a Casa do Senhor. "Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim." (Romanos 15:3)

Philip D. Walmer