>
 

A Casa do Senhor - 5

Número 5

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9)

            Quando Salomão edificou a Casa do Senhor (Templo) (I Reis 6-8) o estudioso da Palavra de Deus notará que somente os melhores materiais foram empregados nesta edificação... as melhores madeiras, ouro, prata, tecidos finíssimos e outras coisas tais, mas sempre da melhor qualidade.

            Da mesma forma foram escolhidos os melhores artesões para trabalhar na obra, pois o templo era para ser a Casa do Senhor. Nisto recordamos as palavras de Jeremias (48:10): "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!" Se isto for o verdadeiro parâmetro para ser aplicado em obras físicas, quanto mais deve de ser a regra irrevogável para obras espirituais.

            Embora tenhamos os prédios onde realizamos cultos a Deus, os quais merecem cuidados e respeito da parte dos frequentadores, há outro templo ainda melhor e de maior importância que a casa de material comum de construção. Embora esta Casa do Senhor seja menor e mais frágil, é para Deus ainda o lugar mais preferido para Sua habitação. É o lugar mais íntimo que Deus almeja para Sua habitação. No Seu relacionamento com o homem, Sua criação, Ele almeja habitar dentro do homem e não apenas em volta dele.

            Como no caso da Casa do Senhor edificada pela orientação do sábio Salomão, a casa espiritual deve também empregar a melhor qualidade de material. No entanto, não é isto que a gente vê no mundo evangélico nos dias atuais. Infelizmente há muito material do mundo sendo aplicado no que deve de ser uma casa perfeita, designada para hospedar em regime permanente O Rei da Glória. Quando a rainha de Sabá veio para visitar Salomão e observou as obras que ele supervisionou (I Reis 10:1-13), ficou estarrecida (fora de si - v. 5) ao avistar o belíssimo templo edificado ao Senhor.

            Esta observação me incita a questionar o que é que o mundo vê ao observar os filhos de Deus, os convertidos, os crentes e ditos cristãos modernos. O mundo vê nos crentes de hoje a beleza da santidade de Deus? Vê uma obra prima ou uma edificada relaxadamente, sem alicerce bem feito e firme? Vê uma obra singular ou mera cópia das demais em volta?

            Quando me refiro à beleza da casa espiritual que devemos de ser, não me refiro à beleza do corpo e aparência. Deus não liga com isso, mas liga, sim, com a beleza de espírito transformado por Seu poder e habilidade. Em vez desta beleza, muitos crentes estão se maquiando, aplicando tatuagens, usando todo tipo de joia e bijuteria para tentar embelezar um corpo que eventualmente voltará ao pó de onde veio. I João 2:17 declara: " Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." É por isso que João ainda admoestou: " Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." (I João 2:15-16) Você está buscando o bem da Casa do Senhor que é seu coração?

Philip D. Walmer