>
 

Ansiedade e Pânico

 

            Vendo nossa vida do lado de fora, seria fácil para alguns pensar que tudo foi um mar de rosas, que jamais havia crises, turbulência, desafios e problemas insolúveis. Mas, isto é pura ilusão, pois somos pessoas comuns, moradores da mesma terra, e sujeitos aos mesmos desafios que aparecem para os jamais companheiros desta jornada chamada vida. A única diferença poderia ser somente uma fé mais firmada em Deus e Sua Palavra.

            No ano de 2007, a minha esposa ficou demasiada estressada com uma situação financeira que estávamos sofrendo. Ela começou ficar cada vez mais ansiosa até finalmente sofrer de ataques de pânico. Estes ataques foram tão severos que a respiração dela trancava ao ponto de mal poder respirar. Seriamente pensei que iria perdê-la. Orei e intercedi diante de Deus por ela poder recuperar sua saúde e espírito tranquilo. Parecia que os céus estavam fechados para minha imploração. Deus, no entanto, me fez recordar o que a Bíblia diz em Salmos 107:20: "Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." O que mais me chamou a atenção era que Ele enviou Sua Palavra e por meio Dela curava.

            Tendo recebido esta palavra encorajadora do Senhor, senti durante minhas orações que Deus me orientou para imprimir alguns cartazes feitos no computador com versículos bíblicos contendo promessas do cuidado do Senhor Deus para conosco. Eu fiz muitos e os pendurei na casa, vários em cada peça. Irmã Linda não podia caminhar em lugar nenhum dentro de casa sem deparar com a Palavra de Deus escrita. Assim a crise foi passando.

            Como nosso pastor pregou ontem no culto e como eu tenho escrito muitas vezes, um dos maiores problemas do crente moderno é que não lê a Palavra, não conhece a Palavra, não tem a escondida dentro do coração, e peca, duvidando de Deus e Seu poder, simplesmente por desconhecer o que a Palavra diz. Já pensou? Sofrer simplesmente por não conhecer a Palavra?

            A ansiedade tem solução. Veja! "... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7) Não é necessário que eu procure explicar mais nada, pois o versículo diz tudo. Contudo, reconheço que Ele quer me cuidar. Ele quer carregar o que é demais para mim. E, não é somente algumas coisas nas quais Ele tem interesse, mas aceita toda a nossa ansiedade. Que bênção de grandes proporções!

            Alguém fez contato comigo, dizendo que estava em situação terrível. Estava ansioso e sofrendo ataques de pânico. Estava com medo que iria perder seu equilíbrio mental. Para mim foi confortante poder levar esta pessoa a um conhecimento maior da Palavra de Deus. Uma tradução livre de II Timóteo 1:7 da Bíblia Amplificada em inglês diz: "Pois Deus não nos deu um espírito de timidez - de covardia, de medo covarde, servilismo e servil - mas (Ele tem nos dado o espírito) de poder e de amor e de calma e uma mente bem balançada e disciplina e autocontrole." Outra versão diz que Ele dá uma mente sã. Tudo isto Ele faz por Seu poder e pelo poder da Sua Palavra. Como é útil conhecer a Palavra!

Philip D. Walmer