>
 

A Casa do Senhor - 7

Número 7

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9)

            Eu sei que Deus quer fazer do meu coração a Casa do Senhor, pois isto Lhe agrada por sempre ser a vontade Dele. Quando Ele primeiramente criou o homem e sua esposa, a voz Dele caminhava com eles na viração de cada dia fazendo com que Deus e Sua criação tivessem perfeita comunhão um com o outro. No entanto, a desobediência e o pecado entraram e a comunhão foi violentamente rompida, acabando com a expulsão deste casal do paraíso que foi criado especialmente para eles. Era uma perda terrível! Deus, no entanto sempre quis habitar na perfeita harmonia com o homem, mas foi impedido devido ao pecado que tomou o lugar que era para ser a Casa do Senhor.

            Não havia desde a queda do homem um ser humano sequer que era digno de se tornar a Casa do Senhor. Paulo escreveu acerca disto em Romanos 3:10-12: "Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."

            A história da raça humana ao chegar a época de Paulo já tinha passado por mais ou menos 4000 anos. Durante esta soma toda de anos o homem não podia sentir dentro dele, nem próximo dele, a Santa Presença de Deus. Sim, Davi edificou um tabernáculo no qual Deus podia ser louvado e adorado. Naquele lugar a presença de Deus podia ser sentida, contudo o homem precisava ir até o tabernáculo para poder senti-la. Talvez fosse por isso que Davi expressou seu desejo para habitar nesta Casa do Senhor, entretanto Deus, sim Deus também, quis um relacionamento melhor que este. Contudo sempre havia a questão do pecado que sempre ocupava a Casa do Senhor, e isto impedia que Deus assumisse o lugar que era propriamente Dele. Que situação lastimável. Um desejo forte existia em ambos os lados, mas sem a solução definitiva para o pecado, esta relação jamais poderia se realizar.

            No devido tempo Deus veio encarnado, nascido de mulher, para que por meio deste corpo de carne a questão do pecado pudesse ser solucionada definitivamente. Quando Cristo foi crucificado, quando Ele já estava pregado à cruz, todas as profecias acerca dele formam cumpridas e o desígnio de Deus satisfeito; Jesus bradou: "Está consumado..." O que foi consumado? O plano para resgatar o homem do pecado para que ele pudesse se tornar a Casa do Senhor. O sofrimento e dor que Jesus sentiu na Sua carne foram terríveis e indescritíveis, mas Jesus deve ter sentido um gozo, um prazer de ter cumprida a missão, pois agora o caminho para o homem poder se tornar a Casa de Deus foi aberto.

            Poucos dias depois pela primeira vez na história, Deus veio para habitar o ser humano: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4)

            Abre seu coração a Deus para que ele torne-se a Casa do Senhor.

            Philip D. Walmer