>
 

A Casa do Senhor - 8

Número 8

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:9)

            Imediatamente após a ascensão de Jesus Seus discípulos obedeceram a ordem Dele e voltaram para o Cenáculo para aguardar a descida do Espírito Santo. Apesar de todo o ensinamento de Jesus creio que eles não entenderam bem a magnitude da experiência que estavam prestes para receber. Cinquenta dias depois de entrar no Cenáculo, estas cento e vinte pessoas foram cheias de um poder que nenhum outro ser humano tinha experimentado antes. Poder! Sim, esta foi a promessa de Jesus antes de subir aos céus: "... recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas..." (Atos 1:8)

            De repente o poder de Deus não é apenas um poder residente na pessoa de Jesus Cristo, mas residente dentro deles também. Sim, um poder para testemunhar, ensinar e pregar até diante de muita pressão e perseguição. Poder para levantar o enfermo diante do portão do Templo. Poder para desafiar ordens de supostas autoridades eclesiásticas que os proibiram de pregar e ensinar no nome de Jesus. De repente este poder está residente dentro deles, vinte e quatro hora por dia, sete dias por semana; e simplesmente não cessava de atuar.

            Este poder estava com os apóstolos quando foram presos e obrigados a comparecer diante do Sinédrio. Estava com Estevão quando discutiu com as autoridades religiosas e também na hora da sua morte. Estava com Pedro na prisão e abriu as portas da mesma para ele poder sair livre. Estava com Pedro enquanto caminhava pelas ruas da cidade, o povo crendo que apenas a sombra deste homem de Deus poderia curar os enfermos deitados do lado da rua.

            Este poder estava com Paulo e Silas na prisão; um poder que sacudiu os próprios alicerces da prisão, soltando todos os presos, resultando na salvação de uma família inteira, inclusive seus servos e os soldados sob o seu comando. Uma igreja resultou desta operação do poder de Deus nas vidas destes perseguidos. Posteriormente Paulo escreve para os membros desta igreja: "... tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13) Pelo poder que já operou na sua vida ele podia declarar ainda: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (v. 19)

            O poder estava junto com ele no meio de uma tempestade terrível, poder que lhe deu todos os seus companheiros de viagem. O poder estava presente na sua vida quando foi mordido pela víbora que não lhe fez mal algum e também resultou mais uma vez na conversão de almas ao Senhor. Estava se cumprindo na vida destes homens e mulheres do primeiro século da igreja o que Jesus declarou na segunda parte de Atos 1:8: "... sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."

            Estes buscaram o bem da Casa do Senhor... seus corações; e foram capacitados para fazer toda a obra do Senhor. Agora eles entenderem a promessa de Jesus em Mateus 28:20: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."

Philip D. Walmer