>
 

A Casa do Senhor - 10

Número 10

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem."

            Escrevi nos primeiros devocionais nesta série acerca do cuidado e respeito com os quais devemos tratar a Casa do Senhor física, isto é, o prédio onde realizamos os cultos e trabalhos da igreja. Mantenho esta opinião, no entanto, quero esclarecer que aquela casa não é como o Tabernáculo e Templo do Antigo Testamento onde a presença do Senhor repousava de dia e de noite. Os prédios usados hoje como lugar de culto a Deus recebem a presença de Deus somente quando Seus súditos cheios do Espírito Santo ocupam o prédio, pois Deus não mais habita em casas de pedras, tijolos, ferro, massa e etc. Veja o que diz as Sagradas Escrituras neste sentido: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas." (Atos 17:24) Paulo escreveu estas palavras ao discursar com os idólatras em Atenas. Ele se revoltava no seu espírito pela ignorância do povo que pensava que Deus podia ser contido dentro dos seus templos e ídolos.

            Estevão, pouco antes de ser apedrejado, teve a mesma visão da grandeza de Deus e declarou: "Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?" (Atos 78:48-49) Os homens têm feito prédios lindíssimos, arranha-céus que desafiam a gravidade, as tempestades, e outros fenômenos terrestres, no entanto nenhum deles é digno para servir como habitação de Deus, nem têm espaço suficiente. Deus é eterno, mas as edificações humanas não são. São grandes, mas não podem abrigar Deus que habita em todo o espaço, e até a terra toda serve apenas para estrado dos pés Dele.

            Entretanto, Deus resolveu habitar em lugar bem menor, isto é, no coração do ser humano. Não, não é possível que todo o Espírito de Deus habite em um pequeno coração, mas o suficiente deste Espírito habita para tornar o homem invencível pelos poderes do mal, o suficiente para guiá-lo no caminho correto, o suficiente para que ele possa operar milagres e prodígios, curar os enfermos e como o próprio Jesus falou; fazer obras maiores do que as Dele.

            Contudo, o homem para abrigar o Todo-Poderoso Altíssimo tem que manter seu coração puro. Deus não habita em templo que comete adultério e fornicação, mente, logra aos outros, e comete os inúmeros delitos listados em várias passagens da Palavra de Deus. Deus quer um lugar puro e santo. Veja outra passagem bíblica que sustenta esta verdade: "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." (I Coríntios 6:18-20) Como está a Casa do Senhor que está dentro de você? É digno de abrigar o Santo Senhor da glória?

Philip D. Walmer