>
 

A Casa do Senhor - 12

Número 12

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem."

            "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:9-11) Com frequência o versículo onze desta passagem é citado, no entanto se torna mais interessante e instrutivo quando os três versículos são colocados juntos. Davi, como um rei jovem falhou, e apresenta a pergunta no versículo nove: "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?" Tentações para cometer pecados e delitos contra a vontade de Deus sempre existiam. Davi, tendo errado tão terrivelmente questiona como um jovem pode manter seus atos puros e agradáveis a Deus.

            A segunda parte do versículo dá a resposta: "É só obedecer aos teus mandamentos." (NTLH) A resposta é simples e clara. No entanto, a passagem de dezenas de gerações, dezenas de centenas de anos desde que Deus deu Sua lei ao povo de Israel provou que não era fácil para o povo obedecer aos mandamentos do Senhor. A nação sempre se desviava da lei de Deus, e por este desvio de comportamento agradável foram duramente castigados. Seguiu o arrependimento que Deus aceitou e por fim os reestabeleceu novamente na sua terra.

            Obviamente havia uma necessidade de algo melhor, um poder maior que auxiliaria o povo sincero obedecer a Deus e viver uma vida aceitável a Ele. Não foi apenas o homem que reconheceu este fato, contudo Deus viu esta necessidade, de fato fazia parte dos planos Dele desde o início de tudo. Ele somente precisava provar para o homem mesmo, através de cinco dispensações, que ele era incapaz de agradar a Deus tendo recebido a natureza carnal do seu pai Adão.

            Deus resolveu, então: "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:33) Esta passagem é uma profecia do derramamento do Espírito Santo que por sua vez habitaria no mais íntimo ser da pessoa, podendo do lado de dentro dirigir todo o caminho do homem, bem como atuar no  processo de pensar e agir dele, caso o homem deixasse Deus agir.

            O escritor de Hebreus repete estas palavras duas vezes na sua epístola, assim dando grande importância à obra do Espírito Santo na vida de qualquer um. A primeira menção encontramos em Hebreus 8:10: "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (Também 10:16)

            Em outras palavras, o coração do ser humano se tornaria a Casa do Senhor, onde Ele e somente Ele teria o direito de mandar. Veja a grande vantagem no versículo 17: "Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre." Que bênção é ter Deus como morador permanente dentro do seu coração... a Casa do Senhor!

Philip D. Walmer