>
 

Porque Não Há Derramamento do Espírito Santo

 

            A coisa mais importante para a Igreja Pentecostal/Apostólica é o derramamento do Espírito Santo sobre toda Igreja coletivamente como sobre cada pessoa individualmente. Este preenchimento do Espírito deve de ser a grande preocupação dos administradores e ministros da Igreja, como para cada pessoa individualmente. Sem este poder residente na Igreja e em cada pessoa individualmente, a Igreja jamais pode cumprir sua missão na terra e nunca satisfará a Deus que instituiu a Igreja. É o poder do Espírito que capacita pessoas para cumprir sua missão, uma missão divinamente confiada a cada pessoa que abraça o Evangelho. É o poder operante em cada pessoa, que capacita a Igreja como um todo para cumprir sua missão.

            Infelizmente a grande maioria das igrejas evangélicas tem descartado o ensinamento bíblico com respeito o derramamento e recebimento do Espírito Santo. É pena, pois estas não têm mais o poder que os separa do mundo e prepara para o arrebatamento da Igreja no final dos tempos. Mais triste ainda é que o poder que convence o mundo do pecado não age mais nestas igrejas. Por sinal, comportamento e pecados claramente condenados na Palavra de Deus estão sendo aceitos no seio de muitas igrejas. Até o ministério de determinadas organizações está recheado por pessoas que andam claramente em desobediência aos ensinos da Palavra. Não há poucos casos onde óbvios pecados da parte de líderes do mais alto escalão da igreja foram "varridos por debaixo do carpete", fazendo com que os pecados começam proliferar desenfreadamente na igreja, entre ministros e membros. É necessário lembrar-se que foi o poder do Espírito Santo que revelou o pecado de Ananias e Safira em Atos 5. Se não fosse esta revelação, o pecado teria continuado e destruído a Igreja na sua infância, que certamente foi o designo de Satanás. Graças a Deus ele foi impedido de fazer sua vontade pelo poder do Espírito Santo que operava tão poderosamente na Igreja do primeiro século

            Sem o poder do Espírito Santo na Igreja, Ela perde a Sua identidade, tornando-se apenas uma entidade social sem poder de realmente cumprir Sua missão com a qual foi divinamente incumbida. A Igreja não pode cumprir Sua missão de evangelizar o mundo sem o poder do Espírito. A Igreja não pode se manter livre da influência do mundo sem o poder do Espírito. Sem o poder do Espírito a Igreja sucumbirá sob o poder do mundo e seu pecado.

            A Igreja, então deve perguntar para si mesma por que não há mais o derramamento do Espírito Santo como na Igreja primitiva ou ainda como no início do século passado. Uma irmã, agora falecida, enquanto orava indagou a Deus por que não havia mais um derramamento do Espírito Santo como ela conhecia oito e nove décadas antes. Deus lhe falou a lista de razões que segue. Considera estes itens com um coração aberto e com muita oração, pois creio que Deus quer falar com Sua Igreja e em particular com os que se consideram membros Dela.

1.   Incredulidade

2.   Desobediência

3.   Medo

4.   Rebelião

5.   Inveja

6.   Amargura

7.   Ódio

8.  Teimosia

9.  Concupiscência

10.  Malicia

11. Ganância

12. Ansiedade/Preocupação

13. Criticismo

14. Murmurar/Queixar/Lamentar

15. Orgulho

16. Ira

17. Egoísmo/Cobiça

18. Impaciência

Philip D. Walmer