>
 

A Casa do Senhor - 13

Número 13

 

            "Por amor da Casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem." (Salmos 122:1)

            Como é que eu posso me tornar santo? Afinal das contas eu sou apenas um ser humano, privado de poderes divinos. É realmente possível cumprir a ordem da Palavra de Deus? Eis a questão que muitos fazem. Não há dúvida que a Palavra de Deus nos diz que Deus demanda isto de todos. "Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1:13-16) "Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor,  no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." (II Pedro 3:10-13)

            Deus exige a santidade de nós, e o não comprometimento com o mundo e suas paixões, pois o mundo e tudo que nele está estará destruído pela força de um fogo consumidor. E todos que praticam a maldade e pecado serão destruídos junto com o mundo e o pecado. O que jamais pode ser destruído é a Casa do Senhor, isto é, o coração que se tornou habitação do Deus Altíssimo, pois Deus não pode destruir a Si mesmo que habita em você;

            É nesta verdade que reconhecemos a necessidade absoluta de ser sempre cheio do Espírito Santo. O que é frequentemente esquecido é que o Espírito Santo é o próprio Deus e Ele é absolutamente puro e santo. Se Ele em todo este poder de santidade habita no coração de uma pessoa, a pureza que o coração atinge por meio do arrependimento e subsequente perdão da parte de Deus pode ser mantido por este poder de Deus que no ser habita.

            Sim, é possível para uma pessoa se tornar santa pelo poder de Deus, não por obras que ele pratica, mas pelo poder de Deus que o auxilia de praticar a separação do mundo e a santidade. Não, não é a pessoa em si mesma que se torna santa, mas é o poder de Deus operante nela. Por isso, é necessário que o tabernáculo/templo do Senhor que é o coração se torna verdadeiramente a Casa do Senhor.

            "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito..." (Efésio 5:18) "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." (I Coríntios 6:19-20)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A maneira para preservar a paz da igreja é preservar a pureza dela. - Matthew Henry