>
 

O Que Deus Fará Em 2015? 2

Número 2

 

                Um fato que é muito importante para todo cristão (crente) aprender é que Deus opera com base dos primeiros passos que o cristão toma em direção a Ele. Por exemplo: quando uma pessoa arrepende-se dos seus pecados Ele perdoa, mas sem o arrependimento o pecador continua sobrecarregado com seus pecados. "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados..." (Atos 3:19) Quando uma pessoa arrependida se submete ao batismo bíblico em nome de Jesus Cristo, seus pecados são remidos. "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele." (Atos 22:16) A cura divina é ativada quando o enfermo pede para o presbitério da igreja ungi-la com óleo e orar. Assim pela obediência do enfermo e pela oração do presbitério Deus opera para curar o enfermo. (Tiago 5:14)

            Deus falou a Israel desta forma em II Crônicas 7:14: "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." É de suma importância notar que Deus prometeu fazer obras maravilhosas em favor do Seu povo, mas somente mediante o humilhar-se diante de Dele, mediante o orar, mediante o buscar da face do Senhor e finalmente a conversão dos maus caminhos para seguir a Deus e Seus mandamentos. A história de Israel no Antigo Testamento é repleta de relatos de como Israel não se aderiu a estes princípios e sofreu terrivelmente por causa da sua desobediência. Assim é a história da Igreja que hoje está sendo escrita.

            No caso da derrubada das muralhas de Jericó, é importante notar que Israel foi ordenado marchar em volta destas muralhas uma vez por dia por seis dias. Após seis dias de levantar cedo, marchar, cansar e deixar as demais tarefas de sobrevivência de lado, absolutamente nada tinha acontecido. No sétimo dia foi pior, pois foi ordenado marchar sete vezes em volta da cidade. Até na sexta vez e o final da sétima vez não havia sinal nenhum que algo de divino estava por acontecer. Com quase tudo completo, pois faltou ainda o grito de vitória apesar de ainda não ver efeito nenhum dos seus trabalhos árduos. De repente, o povo bradou, talvez sem sentir nada de especial, mas obedeceu. Repentinamente ouvia-se o som do rompimento de pedras e caibros de madeira enquanto o chão engoliu a proteção do povo de Jericó.

            Acredita que Deus está pronto para agir poderosamente em prol do Seu povo, no entanto Ele espera ver em primeiro lugar a obediência a Ele e Sua Palavra. Ele espera ver Seu povo cumprindo as ordens contidas nas palavras de II Crônicas 7:14. Ele tem a capacidade e o poder para derramar copiosas bênçãos sobre Seu povo, mas fará somente mediante a sua obediência.

            O que Deus fará em 2015? Na realidade eu não sei, pois a atuação de Deus depende daquilo que você fará em 2015. Vamos contemplar mais o que Deus exige dos seus seguidores para o ano novo em outro devocional amanhã.

Philip D. Walmer