>
 

O Que Deus Fará Em 2015? 5

 

Número 5

 

                No último devocional escrevi acerca do orar no Espírito Santo. Este modo de orar, desconhecido pela maioria dos cristãos é, contudo, a maneira mais eficaz de orar, pois quem ora assim é verdadeiramente dirigido pelo Espírito Santo e assim ora com confiança, pois pede exclusivamente o que é da vontade de Deus. A passagem de Romanos 8:26-27 que segue tem sido uma luz na minha vida, pois reconheço minhas fraquezas, inabilidades, e tendências carnais, que são uma espécie de enfermidade. Veja: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos."

                Este orar no Espírito Santo pode levar o servo de Deus muito além das experiências normais de oração, isto é, a uma profundidade de oração e renovação no Espírito Santo ao ponto de seguir orando em outras línguas, sem saber o que está orando ou pedindo, pois está perdido no mundo do Espírito Santo, além de si e das vias normais de oração.

                Este tipo de oração deve ser praticado mais nas horas de orações particulares, quando a pessoa está a sós com Deus, lembrando o conselho de Paulo em I Coríntios 14:19: "Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua." (Para ter um entendimento melhor disto, leia vv. 14-19) Nas orações privadas, existe a liberdade de praticar o louvor e a adoração, ambos que levam a pessoa mais perto de Deus. Estando na presença Dele, com os problemas pessoais da vida para trás, com o mundo e suas concupiscências expiadas da mente, com o foco exclusivamente em Deus, é possível ser poderosamente renovado no Espírito Santo. Desta posição espiritual é fácil entrar em uma espécie de oração chamada  intercessão. Neste modo de oração o ser todo da pessoa é tomado pelo Espírito Santo, que usa o corpo dela para orar de uma forma que realmente atinge a Deus e trás as suas ações poderosas e milagrosas a operar em favor de quem ora, pois agora a oração não é mais a oração do indivíduo, contudo, é uma, totalmente dirigida pelo Espírito e, portanto pede somente o que é da vontade de Deus.

                O texto acima explica como o Espírito sonda e conhece a vontade de Deus, bem como os corações (vidas) dos seres humanos, até o coração de quem ora, fazendo com que um arrependimento completo e sincero para ser efetuado. Assim a pessoa que ora pode orar de coração limpo, e comunicar-se com Deus com conhecimento pelo Espírito e orar contra obras carnais desconhecidas, bem com orar em prol da obra que é necessária a ser feita para o bem-estar de pessoas, ministros, a igreja e tudo em geral. Desta forma é possível orar perfeitamente dentro da vontade de Deus e receber as respostas almejadas.

                É bem concluir que este tipo de oração não pode ser feita em cinco a dez minutos. Há vezes que requer horas na presença de Deus até que a pessoa é totalmente submissa a Ele. Este tipo de oração é um trabalho que deixa a pessoa cansada, exausta e às vezes dolorida no corpo por ser tão poderosamente usada por Deus. Lembramos a última oração de Jesus no jardim de Getsêmani, onde Ele suou como fossem gotas de sangue pela intensidade da oração. Mas, no meio daquela oração a vitória foi ganha e Ele foi submisso à vontade do Pai e a Si mesmo se ofereceu para morrer e providenciar a salvação de todos que querem ser salvos.

                Cogite quanta coisa boa, maravilhosa e poderosa poderia ser feito se você e outros como você se entregassem a Deus com um propósito de desenvolver este tipo de oração para poder servir melhor a Deus, sua Igreja, as lideranças Dela e o mundo sem Deus. As possibilidades são incalculáveis. Sim, Deus fará grandes coisas em 2015 se o Seu povo fizer a parte dele.

Philip D. Walmer