>
 

O Que Deus Fará Em 2015? 6

Número 6

 

                Por meio desta série de devocionais procuro delinear o fato que é impossível ficar de braços cruzados durante o novo ano para depois chegar ao fim dele reclamando que Deus nada fez durante o ano para beneficiar seus súditos. Mais uma vez quero lembrar os leitores que a Bíblia diz que devemos pedir para poder receber. Também é necessário pedir o que é da vontade de Deus. Para fazer isto é necessário ser totalmente entregue à vontade de Deus, ser submisso a Ele e obediente às Suas leis. Deve ser impossível para qualquer um acreditar que pode viver de qualquer maneira carnal e ainda receber as bênçãos de Deus.

            A história de Israel no Antigo Testamento relata a edificação do Tabernáculo no Deserto que era um lugar de adoração ao único Deus vivo e verdadeiro. Há várias curiosidades em relação a esta edificação portátil. Uma delas é a Arca da Aliança. Este móvel era uma espécie de caixa feita de uma madeira específica e revestida de ouro. Ela tinha tampa removível, em cima da qual havia duas figuras de querubins, também feitos de ouro. Dentro da Arca da Aliança havia a vara de Moisés que brotou, as duas pedras em cima das quais havia os dez mandamentos e finalmente um pote de maná que Israel comia durante 40 anos de permanência no deserto antes de entrar na Terra Prometida. Cada peça tinha um significado, mas hoje quero escrever acera da Arca da Aliança e o que Ela representava.

            Entre os dois querubins havia o que se chamava de "propiciatório", em cima do qual havia sacrifícios específicos de sangue uma vez por ano. Conforme os relatos das Escrituras, era entre os querubins, e em cima deste propiciatório que a presença do Senhor habitava. Este móvel tinha em cada lado pelo menos duas argolas através dos quais era enfiada uma vara comprida. Na hora de mudar o acampamento, o tabernáculo era desmontado e os móveis eram carregados para o lugar do novo acampamento por quatro sacerdotes especialmente escolhidos para este serviço. Em outras palavras, em uma figura, a presença do Senhor, aliás o que representava a presença do Senhor era carregada pelos homens.

            Deste o Dia de Pentecostes, a presença do Senhor não habitava mais no templo (edificação permanente que tomou o lugar do tabernáculo), mas nos corações dos que abraçaram Jesus como o Messias de Deus. Assim podemos dizer acuradamente que a presença do Senhor habita em tabernáculos móveis que são os que têm recebido o Espírito Santo como os apóstolos do primeiro século da Igreja. I Pedro 2:9 nos informa assim: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."

            As pessoas que têm obedecido ao plano de Deus para a salvação (Atos 2:38) e se mantenham cheias do Espírito Santo são os sacerdotes encarregados nesta era para levar a presença de Deus diante do mundo. O que Deus fará em 2015? Realmente não sei, pois depende se você levar ou não a presença de Deus diante deste mundo perdido. É possível ver como você é importante no plano de Deus. Na era do Antigo Testamento enquanto Israel estava no deserto, a presença de Deus era levada de lugar em lugar pelos sacerdotes. Creio que há de ser o mesmo em nossos dias. Leva, como sacerdote de Deus, a presença Dele para todos os lugares, e assim verá o que Deus fará em 2015.

Philip D. Walmer