>
 

O Que Deus Fará Em 2015? 8

 

Número 8

 

            "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos." (Tiago 5:16-18)

            No devocional anterior tratei a eliminação do pecado da própria vida como pré-requisito para obter as almejadas repostas as nossas orações. Deus não atenderá a oração de quem permitir o pecado ficar alojado no seu coração. Veja as palavras de Davi, homem que teve experiência neste assunto. Veja Salmos 66:18 de três versões diferentes da Bíblia: "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido." (RA) "Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá..." (Corrigida) "Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido." É, portanto, conclusivo que Deus não atenderá a oração que procede de um coração contaminado pela desobediência e pecado. Gálatas 6:7 cai muito bem nesta colocação: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." A pessoa que semear ao pecado, dele ceifará. A pessoa que semear a carnalidade, dela ceifará. Em 2015 todos ceifarão exatamente o que têm semeado.

            Tudo isto é muito simples... Viver separado para Deus, longe do pecado, longe da vaidade, longe das obras da carne (Gálatas 5:19-21) e tudo que Deus repudia. Assim é possível aproximar-se a Deus com confiança, não com vergonha, não com receio e sem temer as represálias de Deus contra o pecado. Viver exclusivamente para Deus, procurando agradar a Ele com o viver diário, enquanto repudia as obras da carne, estabelece um relacionamento com o Todo-Poderoso que abre o caminho para grandes bênçãos durante 2015, bem como respostas positivas as suas orações.

            Todos podem animar-se em saber que Elias não era um super-homem com uma via exclusiva de comunicação aberta para Deus. Como o texto acima relata "... era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância..." e recebeu as respostas as suas orações. Não me recuso de orar pelos outros, no entanto, percebo que pessoas frequentemente pensam que eu, por ser pastor há muitos anos, tenha uma via de acesso especial para Deus. Se é que tenho, é porque tenho praticado o viver cristão, o afastamento do pecado e vaidade e iniquidade. Seria porque tenho praticado a oração ao longo dos anos, confiando que Deus me ouve e atende. Mas, eu sou homem, semelhante a Elias. E, você também é homem (mulher) igual a ele em tudo e terá o mesmo acesso a Deus.

                Tenta imaginar o que Deus pode fazer por meio de você em 2015 se viver e orar de acordo com a vontade de Deus. Tenta imaginar os milagres, conversões e restaurações que Deus pode efetuar por meio de sua vida consagrada em 2015. Sim, Deus quer fazer coisas maravilhosas por meio de você, operar milagres, prodígios e sinais. Ele espera apenas para você crer, agir e atuar como verdadeiro crente e servo Dele. Ah! Creio que 2015 há de lhe mostrar o quanto Deus quer fazer algo por seu intermédio. Saia da descrença e dependência dos outros. Atua você em prol do evangelho, em prol de Deus e Sua Igreja. Assim, no final de 2015, se é que chegamos lá, há de ser bem diferente do que o fim de 2014.

Philip D. Walmer