>
 

O Que Deus Fará Em 2015? 10

Número 10

 

            Para este último devocional nesta série, no qual escrevi muito acerca da oração que é um ingrediente importantíssimo na vida de qualquer crente, quero mais uma vez me referir a Tiago 5:16: "... Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (RA) "... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Cor) "A oração de uma pessoa piedosa tem muito poder." (NTLH) "A oração de um justo é poderoso e eficaz." (NVI)       The effectual fervent prayer of a righteous man availeth much." (Inglês - KJ) Nesta última frase do versículo há duas coisas às quais quero salientar.

            1. Em todas as versões citadas acima uma coisa se torna muito clara. Isto é que quem ora precisa ser uma pessoa justa, piedosa, isto é, livre do pecado. É claro que ninguém pode purificar a si mesmo, no entanto, a Bíblia nos dá um conselho de grande valor em I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." Qualquer pessoa que é leitor da Palavra de Deus conhece os requerimentos de Deus concernente uma vida justa ou piedosa. Assim ela é capaz de examinar sua própria vida à luz da Palavra e determinar se confissão e arrependimento são necessários. De acordo com I João 1:9, a pessoa que confessa seus pecados é imediatamente perdoada e é purificada. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13) Com a base deste versículo podemos dizer que quem tenta orar tendo encoberto seus pecados jamais terá sucesso na vida de oração. É por isso que muitas pessoas não têm bom êxito nas suas orações e posteriormente cessam de orar pela falta de respostas, no entanto, podemos deduzir que frequentemente o erro está no fato de uma pessoa tentar aproximar-se a Deus, enquanto é sobrecarregada de pecados.

            2. A tradução da Bíblia para a linguagem inglesa insere uma palavra interessante neste versículo. Diz que a oração deve de "fervent". Esta é a palavra que conhecemos na língua portuguesa como: fervido, fervente, ardente, abrasador, muito quente, fervoroso, zeloso, ardoroso, férvido, apaixonado, veemente e intenso. Isto dá uma ideia do tipo de oração que Deus quer ouvir dos seus filhos. A oração tem que ser carregada de paixão, intensidade e sinceridade que se transmite via a voz embargada, choro, lágrimas e palavras que transmitem um desejo que arde no coração.

            Isto não indica que a oração tem que ser sempre de longa duração. Longevidade na oração não terá os resultados desejados a não ser que os requisitos mencionados acima são aparentes na vida de quem se aproxima a Deus. Orações brandas, feitas com pouca vontade, pouca paixão e sem o fogo abrasador acompanhando, pouca eficácia terão.

            É sempre triste ver pessoas tentando alcançar altos níveis na oração sem, contudo, obedecer a Deus e Sua Palavra, isto é, sem demonstrar os requisitos que Deus exige. Em tudo, seja na oração, no dar e receber valores que preenchem as necessidades, Deus sempre requer dos seus súditos primeiro. Exemplo: Confessar os pecados, Ele perdoará. Pedir, Ele dará. Buscar, Ele atenderá. O primeiro passo é sempre do homem.

            O que Deus fará em 2015? Não sei, mas se você e outros obedecem as Escrituras que citei nesta série de devocionais, creio que poderá findar seu ano contando com mais respostas as suas orações do que em qualquer outro ano do passado.

Philip D. Walmer